Jadyel Alencar fala ao Fantástico da urgência de PL para proteger crianças online
o relator da proposta na Câmara disse que o texto está maduro e tem caráter suprapartidárioO presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), junto a deputados aliados do governo, articula a votação ainda nesta semana do projeto de lei que combate a adultização de crianças nas redes sociais, de autoria do senador Alessandro Vieira (MDB-SE).

Em entrevista ao Fantástico, neste domingo (17), o deputado Jadyel Alencar (Republicanos-PI), relator da proposta na Câmara, disse que o texto está maduro e tem caráter suprapartidário. “Essa é uma pauta suprapartidária, é uma pauta do Brasil onde todas as famílias têm interesse”.
Ainda ao Fantástico, o deputado destacou que “o proje
to de lei 2628-2022 busca um marco legal, trazendo um regramento claro, trazendo as boas práticas internacionais que já funcionam muito bem fora do Brasil para a nossa legislação”.
Já à CNN, o deputado destacou que não prevê novas mudanças no projeto. "O texto está bem maduro. A sensibilidade pode ser a construção de narrativas falsas de que a lei prevê censura, por exemplo, quando o projeto não oferece esse de maneira alguma esse risco", disse neste domingo (17).
Jadyel acredita que nesta semana seja possível avançar com a votação da urgência, que acelera os trâmites para a votação no plenário, e do mérito da proposta.
Entre os mecanismos previstos no projeto de lei estão: exigência de verificação de idade real, obrigação de que plataformas ofereçam controles parentais efetivos e retirada imediata de conteúdo de abuso ou de exploração de crianças e adolescentes.