Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Seduckathon já levou 90 piauienses ao exterior e levará mais 132 até dezembro

O Seduckathon premia equipes do estado com o melhor desempenho em desafios criativos
Redação

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), já levou, pelo programa Seduckathon, 55 estudantes e 11 professores ao exterior em 2024 e, neste ano, ampliou o alcance da iniciativa, contemplando 130 estudantes e 26 professores com intercâmbios educacionais até dezembro de 2025. Até o momento, 20 estudantes e 4 professores da edição 2025 já embarcaram para Lisboa, Portugal. Os demais participantes da rede estadual viajarão ao longo do segundo semestre para centros de referência em inovação e tecnologia nos Estados Unidos, Alemanha, Coreia do Sul, China e Singapura.

Criado para estimular o aprendizado prático e a imersão em ambientes de inovação, o Seduckathon é uma maratona de programação, empreendedorismo e desenvolvimento de soluções tecnológicas. A iniciativa premia equipes com o melhor desempenho em desafios criativos, oferecendo a oportunidade de vivenciar experiências internacionais que ampliam a visão de mundo e fortalecem a formação profissional dos participantes.

Foto: ReproduçãoSeduckathon já levou 90 piauienses ao exterior e levará mais 132 até dezembro
Seduckathon já levou 90 piauienses ao exterior e levará mais 132 até dezembro

Entre os jovens contemplados está Amanda Arrais, do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Nossa Senhora do Patrício, em Pio IX, participante da edição de 2025, que relata a transformação proporcionada pela iniciativa. “Eu não tinha essa visão de seguir na área da tecnologia, mas com essa oportunidade vai impactar muito porque vejo essa área crescendo bastante e pretendo me esforçar para seguir nessa área e estudar mais e dar o meu máximo lá para me destacar”, destacou Amanda, que embarcou para Lisboa (Portugal).

Já Beatriz Moreira, do Ceti Orlando Carvalho em Oeiras, também selecionada para Portugal na edição de 2025, destaca a emoção e as expectativas para o intercâmbio e dá um recado para os demais estudantes da rede estadual de Educação. “Não tem palavras que consigam descrever a sensação que a gente sente. Realmente é um sonho não sonhado, mas realizado para a gente. Para os estudantes, acreditem, porque realmente o ensino vai levar a gente muito longe. Eu recebi depoimentos de alunos da minha escola que disseram que não acreditavam que as oportunidades eram reais, até ver alguém de perto realmente conseguindo”, declarou.

Foto: ReproduçãoSeduckathon já levou 90 piauienses ao exterior e levará mais 132 até dezembro
Seduckathon já levou 90 piauienses ao exterior e levará mais 132 até dezembro

Comente