Governo entrega biblioteca e centro esportivo na zona Sul de Teresina
Obras foram escolhidas pela população por meio do Orçamento Participativo DigitalO governador Rafael Fonteles entregou, nesta terça-feira (17/06), duas importantes obras na zona Sul de Teresina, escolhidas diretamente pela população através do Orçamento Participativo Digital (OPA). Serão inauguradas as reformas do Centro Esportivo Deputada Francisca Trindade e a Biblioteca Francisca Maria de Moura, ambos na rua Pataxós, 230, Vila Irmã Dulce, bairro Angelim. Juntas, as obras somam mais de R$ 1 milhão em investimentos que fortalecem o esporte, a educação e a convivência comunitária.

A revitalização do Centro Esportivo foi uma demanda apresentada pela Associação Juntos para Ajudar a Irmã Dulce e eleita com 1.092 votos. O espaço foi completamente reestruturado e agora conta com arquibancada, cobertura, iluminação, vestiários, tabelas de basquete, traves e equipamentos para vôlei, um verdadeiro impulso à prática esportiva e à inclusão social. A obra recebeu investimento de R$ 315 mil.
O governador Rafael Fonteles destaca que as obras entregues são resultado direto da escolha popular. “Aqui é a materialização de alguns sonhos. Escolhidos pela comunidade, votados pela comunidade e executados pelo Governo do Estado do Piauí. O OPA representa isso: população sugere, população vota, escolhe e o governo executa. Democracia participativa direta. Na Vila Irmã Dulce, temos a biblioteca, um espaço de educação e cultura com alto padrão de qualidade, e a reforma do centro esportivo, também uma demanda votada e sugerida por movimentos sociais da região”, pontua.

A secretária dos Esportes, Josiene Matos, ressalta a relevância das obras para a região. “Mais uma obra entregue pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria dos Esportes, e uma obra de impacto gigantesco. Aqui vamos ter ações esportivas, culturais e de lazer. Viller Mandus se envolveu nesse grande projeto que é o OPA e escolheu essas duas obras que, com certeza, terão um grande impacto social na comunidade”, afirma.

A secretária de Relações Sociais, Núbia Lopes, destaca a função social dos novos equipamentos públicos. “São estruturas importantes para a Vila Irmã Dulce, que vão atender crianças, adolescentes, adultos e idosos. A biblioteca é um marco no OPA, foi a proposta mais votada na edição de 2023 e representa um espaço de cultura e educação, com livros, computadores e ambiente acolhedor. Já o Centro Esportivo é um equipamento completo, que foi reformado e leva o nome da deputada Francisca Trindade, uma liderança fundamental do movimento comunitário no Piauí e no Brasil”, explica.
