Dia do Orgulho LGBTQIA+: uma celebração por respeito, diversidade e igualdade
Mais do que uma celebração, o Dia do Orgulho é um chamado à reflexão sobre a importância da inclusãoNeste 28 de junho, é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, uma data marcada pela luta por direitos, respeito e visibilidade para lésbicas, gays, bissexuais, pessoas trans, queer, intersexo, assexuais e outras identidades de gênero e orientações sexuais.
A origem da data remete ao ano de 1969, quando ocorreram os protestos de Stonewall, em Nova York, após uma série de batidas policiais em um bar frequentado por pessoas LGBTQIA+. O episódio impulsionou um movimento mundial contra a discriminação e a violência, sendo até hoje símbolo de resistência e conquista de direitos civis.

Mais do que uma celebração, o Dia do Orgulho é um chamado à reflexão sobre a importância da inclusão, do combate à LGBTfobia e da construção de uma sociedade onde todas as pessoas possam viver com liberdade, dignidade e segurança, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero.
No Brasil, apesar dos avanços legais, como o reconhecimento do casamento entre pessoas do mesmo sexo e a criminalização da homofobia, ainda há desafios urgentes, como o combate à violência, à exclusão e ao preconceito.
Hoje, em todo o país e no mundo, pessoas, instituições e movimentos sociais reforçam a importância do orgulho como ato político e afetivo, reafirmando que todas as formas de amor e identidade devem ser respeitadas.