Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Águas do Piauí assume serviços de água e esgoto na zona rural de Teresina

Com a nova fase, a Águas do Piauí agora atende 155 municípios e mais de 2 milhões de piauienses

 A Águas do Piauí passou a operar o sistema de abastecimento de água na zona rural de Teresina, beneficiando mais de 10 mil residências e cerca de 29 mil moradores. A ação faz parte da etapa final da transição para que a empresa assuma, de forma definitiva, os serviços de água e esgoto em todo o estado.

Foto: ReproduçãoÁguas do Piauí assume serviços de água e esgoto na zona rural de Teresina
Águas do Piauí assume serviços de água e esgoto na zona rural de Teresina

Com a nova fase, a Águas do Piauí agora atende 155 municípios e mais de 2 milhões de piauienses. Em Teresina, a atuação foca inicialmente nas áreas rurais da capital, com o objetivo de resolver problemas históricos como a falta frequente de água e a ausência de tratamento adequado. Segundo o diretor-presidente da empresa, Guilherme Dias, a proposta é transformar a realidade dessas comunidades.

“Este é o primeiro contrato de concessão do país que considera não só as zonas urbanas, mas também as rurais. Criamos equipes operacionais específicas para essas regiões, com foco em reparos rápidos, manutenção preventiva e instalação de cloradores nos poços, garantindo a potabilidade da água”, explica.

A concessão da Águas do Piauí também inclui o atendimento aos chamados aglomerados rurais, vilas, distritos ou povoados com pelo menos 30 residências e distância máxima de 20 metros entre elas. Já as localidades classificadas como rurais dispersas, com menor densidade habitacional, continuam sob a responsabilidade dos prestadores atuais.

De acordo com Murilo Formiga, gerente executivo de Operação, essa divisão permite um atendimento mais eficiente. “Cada localidade tem suas particularidades. Só na zona rural de Teresina, estamos atendendo quase 10 mil moradias nessa fase. É uma mudança que representa mais dignidade e segurança para essas famílias”, destacou.

A população das áreas atendidas terá acesso aos mesmos canais de atendimento disponíveis em todo o estado. Os moradores podem entrar em contato com a empresa pelo número 0800 223 2000 (ligação ou WhatsApp), pelo aplicativo Águas App ou nas lojas físicas, cujos endereços estão no site www.aguasdopiaui.com.br.

Com a chegada à zona rural da capital, a Águas do Piauí avança para o encerramento da transição contratual. A expectativa é de que todos os 224 municípios piauienses estejam sob gestão da empresa até o final de julho de 2025.

Localidades atendidas nesta etapa: Agrovila do PA 17 de Abril, Vale da Esperança, Campestre do Norte, Ave Verde, Alto da Floresta, Amparo, Anajá, Assentamento 8 de Março, Manancial, Bela Vista, Boqueirão, Baixão do Tamboril, Bom Futuro, Chapadinha do Sul, Cacimba Velha, Calengue, Caminho Novo, Coroatá, Esperança, Elmano Castelo Branco, Esperança Cajazeiras, Firmino da Silveira, Flora Isabel, José de Holanda, Lagoa da Mata, Lagoa de Dentro, Lagoinha, Mata Velha, Mucuim, Nova Olinda, Palmeira, Panorama, Parque Fronteira, Portal do São Vicente, Humaitá, Retiro Bom Jesus, Santa Luz de Baixo, Santa Luz de Cima, Santa Teresa, São Mateus, São Raimundo, São Vicente, Serra do Gavião, Serra Dourada, Soturno I a IV, Taboca do Pau Ferrado, Taboquinha, Tapuia e Vila Gaioso.

Comente