Brasil jogará de preto, pela 1ª vez na história, em duelo contra Guiné
Iniciativa da CBF faz parte de série de ações de combate ao racismoPela primeira vez em seus 109 anos de história, a seleção brasileira masculina de futebol irá entrar em campo vestindo um uniforme completamente preto. Essa ocasião inédita acontecerá no próximo sábado (17/06), durante um amistoso contra a Guiné, que será disputado em Barcelona, na Espanha.
A CBF anunciou a iniciativa nessa segunda-feira (12/06) como parte de uma série de ações organizadas pela entidade para combater o racismo.

A decisão da CBF em tomar uma posição firme contra o racismo durante o amistoso na Espanha foi tomada três dias após o atacante Vinicius Júnior, do Real Madrid, ter sido vítima de discriminação racial em uma partida do campeonato nacional da LaLiga. No último dia 21, o jogador brasileiro sofreu insultos racistas pela décima vez consecutiva na competição, durante a derrota por 2 a 1 contra o Valência.
Até quando ainda vamos vivenciar, em pleno século XXI, episódios como o que acabamos de presenciar, mais uma vez, em La Liga?
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) May 21, 2023
Até quando a humanidade ainda será apenas espectadora e cúmplice de atos cruéis de racismo?
Até quando vamos precisar lembrar que é crime?
Até quando… pic.twitter.com/S8LfAYhpiD
No sábado (17/06), a seleção brasileira irá usar o uniforme preto durante todo o primeiro tempo do jogo contra a Guiné, que terá início às 21h30 (horário de Brasília) no RCDE Stadium, em Barcelona.
Após o intervalo, a equipe, que será comandada interinamente por Ramon Menezes, irá jogar com a tradicional camisa amarela, que também simboliza a luta contra o racismo.
O primeiro jogo da seleção brasileira ocorreu em 1914, quando os jogadores vestiam uniformes brancos, tanto a camisa quanto o calção. Somente 71 anos depois, o Brasil adotou pela primeira vez o icônico uniforme amarelo com calções azuis.
Fonte: Agência Brasil