Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Com foco nas quebradeiras de coco, documentário Babaçu Livre será lançado hoje

Lançamento será às 10h, no Auditório Sulica, sede da Secretaria Estadual de Cultura
Redação

Depois de emocionar o público em São João do Arraial, o documentário “Babaçu Livre: Na Lei ou na Marra” chega a Teresina para mais uma exibição especial. O lançamento na capital será, nesta terça-feira (22/07), às 10h, no Auditório Sulica, na Sede da Secretaria da Cultura do Piauí (Secult), com entrada gratuita.

Dirigido por Élida Maria Cardoso de Brito e Ricardo Augusto Pereira, o filme retrata a luta histórica das quebradeiras de coco babaçu no Piauí pelo direito de acessar e utilizar os babaçuais, um recurso essencial para a sobrevivência, autonomia e identidade cultural de milhares de mulheres e suas comunidades.

Foto: DivulgaçãoCom foco nas quebradeiras de coco, documentário Babaçu Livre será lançado hoje
Com foco nas quebradeiras de coco, documentário Babaçu Livre será lançado hoje

A produção conta com o apoio do Governo do Piauí, por meio da Secult, com recursos da Lei Paulo Gustavo, e destaca a importância da Lei Babaçu Livre, sancionada em 2022. A legislação garante o livre acesso aos babaçuais, protegendo o modo de vida tradicional das quebradeiras e enfrentando os desafios impostos pela privatização da terra e os cercamentos ilegais.

Mais do que uma obra audiovisual, “Babaçu Livre” é um registro de resistência e mobilização social. Com depoimentos emocionantes, imagens dos territórios e trilha sonora assinada pelo grupo As Encantadeiras, o documentário revela as camadas sociais, econômicas e políticas que atravessam a luta dessas mulheres.

Para o secretário da Cultura, Rodrigo Amorim, o filme representa um importante marco para a cultura e para a luta por direitos no estado. “O documentário Babaçu Livre é um grito coletivo de liberdade e dignidade. É uma obra que fortalece a memória, valoriza o protagonismo das mulheres do campo e nos lembra do papel fundamental que a cultura tem na construção de justiça social. Estamos felizes em apoiar e amplificar essa narrativa que é, acima de tudo, sobre direitos humanos e pertencimento”, completou o gestor

O lançamento em Teresina marca mais uma etapa da circulação do documentário por comunidades e espaços culturais, como parte de uma campanha de conscientização e valorização dos babaçuais livres.

Comente