UESPI promove 1º Congresso Nacional de Letramentos focado em tecnologia e educação
Evento reúne 15 especialistas e terá 1.050 participantes para debater letramentos e IAO Laboratório de Leitura e Escrita Acadêmica (LEIA), da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), realizará entre os dias 16 e 18 de outubro, o 1º Congresso Nacional de Letramentos, evento pioneiro que busca discutir e transformar as práticas de leitura e escrita no Brasil. O congresso, coordenado pela professora Bárbara Mello, reunirá 15 grandes referências brasileiras para abordar temas inovadores sobre letramentos e suas interfaces com tecnologia, inteligência artificial, educação e literatura.

Cinco Eixos Temáticos
O evento será estruturado em torno de cinco eixos temáticos principais, que guiarão as palestras e apresentações ao longo dos três dias de programação:
- Letramentos e Inteligência Artificial: A inteligência artificial generativa e seu impacto na produção acadêmica.
- Letramentos e Tecnologias: As tecnologias educacionais e sua interface com o ensino e a aprendizagem.
- Letramentos na Educação Básica e Formação de Professores: Práticas de leitura e escrita no contexto escolar e na formação de educadores.
- Letramentos e Ensino Superior: A produção de textos acadêmicos e o letramento na universidade.
- Letramentos em Espaços Não Institucionais e Leitura Literária: O letramento além das instituições formais e a promoção da leitura literária.
Participação Nacional
A expectativa de público reflete o alcance nacional do evento, com 1.050 participantes já confirmados e inscrições esgotadas. Haverá 600 participantes presenciais no Diferencial Buffet, em Teresina, e um público expressivo acompanhando o evento de forma remota via canal da UESPI no YouTube. O evento terá a participação de profissionais e estudantes de 23 estados brasileiros, consolidando-se como um espaço de diálogo entre acadêmicos, educadores e pesquisadores de várias regiões do país.
Segundo a professora Bárbara Mello , coordenadora do LEIA, o evento foi planejado para atender à demanda crescente por discussões mais amplas e profundas sobre letramentos. “Estamos empolgados em reunir as maiores referências do Brasil para dialogar com a nossa comunidade acadêmica, especialmente do Piauí. A diversidade de temas e o alcance nacional nos permitem refletir sobre as práticas de letramento em diferentes contextos, como a tecnologia e a educação básica”, explica.
Acesso à Programação
Embora as inscrições para o congresso estejam encerradas, toda a programação será transmitida ao vivo pelo canal da UESPI no YouTube, permitindo que um público ainda maior tenha acesso às palestras e debates.
Data: 16 a 18 de outubro
Local: Diferencial Buffet (presencial) e YouTube da UESPI (online)