SINEPE-PI manifesta apoio à decisão que proíbe uso de celulares durante aulas
A medida visa promover um ambiente educacional mais focado e propício à aprendizagemO Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Piauí (SINEPE-PI) manifestou apoio à recomendação do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), que proíbe o uso de celulares e similares dentro da sala de aula. O objetivo da decisão é de inibir o uso de aparelhos que possam prejudicar o processo de aprendizagem dentro do ambiente pedagógico.
A recomendação do MPPI solicita a promoção de medidas administrativas necessárias para impedir que celulares e aparelhos congêneres permaneçam ligados durante as aulas, exceto quando a utilização do aparelho estiver vinculada à atividade pedagógica em curso. A proibição deverá ser divulgada para os estudantes, com afixação de avisos em locais visíveis no ambiente escolar.

A medida visa promover um ambiente educacional mais focado e propício à aprendizagem, além de contribuir para a formação de estudantes mais disciplinados e atentos em sala de aula. O SINEPE-PI ressaltou a importância de se estabelecer limites ao uso de dispositivos móveis nas escolas, garantindo que os alunos estejam totalmente engajados nas atividades educacionais, sem distrações desnecessárias.
Essa ação ocorreu por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Bom Jesus e da 2ª PJ de Piripiri, que recomendou às Secretarias Municipais de Educação e representantes de escolas particulares dos municípios de Piripiri, Brasileira, Bom Jesus, Currais e Redenção do Gurguéia a adoção de medidas para impedir o uso de celulares e aparelhos congêneres durante as aulas em escolas públicas e particulares