Estudantes piauienses embarcam para intercâmbio estudantil na Coreia do Sul
Programa é resultado do Seduckathon e da parceria entre SEDUC e instituição coreanaEstudantes e professores piauienses embarcaram, nesta quinta-feira (04/09), no Aeroporto Senador Petrônio Portella, em Teresina, rumo à Coreia do Sul. Eles viverão uma imersão acadêmica e cultural na Korea Vocational College of Information and Technology (Korea IT), uma das instituições mais renomadas do país na área de tecnologia.

A viagem integra o programa de intercâmbio promovido pelo Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e é resultado da conquista no Seduckathon 2025.
O superintendente executivo da Seduc, Rodrigo Torres, explica que o intercâmbio amplia horizontes acadêmicos e pessoais. "Além de uma formação tecnológica avançada em programação e ciência de dados, os estudantes terão contato direto com a cultura sul-coreana, conhecendo museus, monumentos e a vida em Seul. É uma experiência que une aprendizado e vivência cultural", ressalta.

Rodrigo destaca ainda a relevância da conquista. "Esse programa de intercâmbio é resultado do empenho de milhares de estudantes piauienses que se dedicaram a projetos inovadores. Entre mais de nove mil jovens participantes, 130 foram selecionados e agora vivenciam essa etapa de premiação e reconhecimento", comenta.
O professor de Informática do CETI Professora Angelina Mendes Braga, em Pedro II, Kleber da Silva, descreve a emoção do momento. "Se alguém dissesse há alguns anos que alunos de escola pública do Piauí viajariam com seus professores para o outro lado do mundo, poucos acreditariam. Hoje esse sonho se tornou realidade e estamos aqui concretizando uma conquista histórica para todos nós", afirma.

Kleber também destaca a relevância acadêmica do intercâmbio. "Na Coreia, o grande foco será a programação em Python, que já é trabalhada na rede pública, mas lá os alunos terão uma formação mais intensa. Além disso, vão treinar o inglês, ter contato com o coreano e viver uma experiência única em tecnologia e cultura", explica.
A estudante Camila Santiago não esconde a emoção diante do embarque para a Coreia do Sul. "Nunca imaginei viajar para fora do país tão nova. Como lá é uma cidade muito avançada na área da tecnologia, espero aprender bastante e ampliar meus conhecimentos, já que meu curso é justamente voltado para essa área", relata.
Ao lado da filha, dona Sara Santiago também compartilha a alegria e a ansiedade com a viagem. "É a realização de um sonho para qualquer mãe ver o filho tão novo conquistando uma oportunidade tão grande. O coração aperta pela distância, mas a felicidade de saber que ela vai adquirir experiências e aprendizados únicos fala mais alto", comenta.

A delegação é formada por 20 estudantes e 4 professores, distribuídos em quatro equipes: Ceti Liceu Parnaibano (Parnaíba), CETI José Narciso da Rocha Filho (Piripiri), CETI Professora Angelina Mendes Braga (Pedro II) e CETI Dona Maria Antonieta Torres dos Reis Veloso (Valença-PI).