Estudantes do Piauí embarcam para intercâmbio em Lisboa
Viagem é parte da premiação do Seduckathon, competição de inovação da SeducNesta sexta-feira (08/08), um grupo de estudantes da rede pública estadual embarcou rumo a Lisboa, em Portugal, para uma jornada de aprendizado, inovação e descobertas. A viagem é uma das premiações concedidas aos vencedores do Seduckathon 2025, uma competição de inovação promovida pela Secretaria de Educação do Estado (Seduc).

Os alunos contemplados são dos Centros Estaduais de Tempo Integral Nossa Senhora do Patrocínio (Pio IX), Orlando Carvalho (Oeiras), Joel Ribeiro (Teresina) e Waldemar de Moura Santos (Caldeirão Grande do Piauí). A delegação permanecerá em Portugal até o dia 6 de setembro, participando de uma programação intensa no centro Tumo Lisboa, referência mundial em educação criativa e tecnológica.
Washington Bandeira explica que a viagem dos estudantes para Portugal é resultado de um processo rigoroso de seleção no Seduckathon, envolvendo provas, projetos inovadores e uma competição tecnológica internacional. “Na primeira fase, eles fizeram prova objetiva de tecnologia e inglês. Depois, desenvolveram projetos para resolver desafios reais de suas escolas e comunidades, como transporte, segurança, inclusão e aprendizagem. Os melhores seguiram para o racathon, a maior competição tecnológica de escolas públicas do mundo. Ao todo, 22 times venceram e, junto com outros 20 alunos com melhor rendimento nos simulados do SAEB e ENEM, conquistaram intercâmbios para países como Portugal, Estados Unidos, Alemanha, Singapura, Coreia do Sul e China. Isso mostra que a Educação é prioridade na gestão do governador Rafael Fonteles e que a escola pública do Piauí, integral e tecnológica, está gerando oportunidades para transformar vidas e comunidades”, diz.

Ele acrescenta que os intercâmbios terão experiências diversificadas e enriquecedoras para os jovens. “Em Portugal, eles vão encontrar referências internacionais em ensino, tecnologia, inovação, inteligência artificial e robótica. Terão também aulas de música, empreendedorismo, cinema e teatro, além de vivências culturais e históricas. Em Lisboa, conhecerão pontos como a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerônimos, o Castelo de São Jorge e o Padrão dos Descobrimentos, experimentarão a gastronomia local e até visitarão o Estádio do Benfica. Muitos nunca viram o mar e agora terão essa oportunidade. É um ganho cultural, social e pedagógico para toda a vida”, conclui.
Alexandre Moura, professor no CETI Joel Ribeiro, elogia a dedicação e a união dos alunos do Colégio Joel Ribeiro que embarcam para Portugal. “Se eu fosse resumir em uma palavra, seriam maravilhosos. É um evento feito em equipe e, se a equipe não for unida, não vai para frente. Aqui todos são excelentes e espetaculares, fazendo a corrente ficar cada vez mais forte. Foram 9 mil concorrentes no Estado, e nossos alunos passaram por uma seleção criteriosa com provas e projetos. Estar entre os contemplados com o intercâmbio é um orgulho enorme para a nossa escola”, comenta.

O estudante do 2º ano do Ensino Médio, Jeremias José da Silva, está prestes a embarcar para Portugal e compartilha a emoção de viver essa experiência internacional. "Estou muito ansioso, é a realização de um sonho. Claro que vou sentir falta da minha mãe, mas também vou aproveitar muito lá. Espero encontrar muito aprendizado, muito estudo e realização. Tenho muito orgulho de ter chegado até aqui, especialmente agora que completei 17 anos. É algo muito grande para mim", afirma.

Durante os 30 dias de intercâmbio, os estudantes terão aulas práticas e oficinas em áreas de alta demanda no mercado de trabalho, como: Gamificação e Espaço 3D; Programação Web e Visualização de Dados; Inteligência Artificial aplicada à programação; Realidade Virtual; Robótica e Impressão 3D; Internet das Coisas e Interfaces Web; Produção Digital de Música e Cinema e Narrativas Visuais. Além disso, os alunos desenvolverão um Projeto Transversal Final, integrando os conhecimentos adquiridos ao longo da experiência.
As aulas acontecem das 9h30 às 17h30, com pausa para o almoço. Aos finais de semana, os estudantes poderão explorar a cultura portuguesa, como passeios ao Castelo de São Jorge, Mosteiro dos Jerônimos, Torre de Belém, além de um cruzeiro pelo Rio Tejo e um city tour guiado por Lisboa.