Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Estudantes da rede estadual embarcam para intercâmbio educacional na Alemanha

Programação inclui oficinas, workshops,coworking e conexão com indústria e setor empresarial

O sonho do intercâmbio começa a se tornar realidade para estudantes da rede pública estadual. Nesta sexta-feira (29), às 14h, do Aeroporto Senador Petrônio Portella, em Teresina, parte o grupo que conquistou destaque no Seduckathon 2025 e agora embarca para a Alemanha, onde vivenciará uma experiência única de aprendizagem, inovação e intercâmbio cultural.

Foto: Conecta PiauíEstudantes da rede estadual embarcam para intercâmbio educacional na Alemanha
Estudantes da rede estadual embarcam para intercâmbio educacional na Alemanha

Segundo a Coordenadora de Internacionalização da Seduc, Lara Ferreira, essa será uma oportunidade única para que os estudantes tenham um aprendizado e uma imersão em novas culturas.

"Estamos muito felizes com essa iniciativa. Na Alemanha, por exemplo, para onde estamos embarcando agora, vamos conhecer diversas empresas. Sabemos que a Alemanha é um polo industrial mundial, onde conseguimos visualizar inúmeras empresas de todo o mundo que se originaram lá. Por isso, foi um dos países escolhidos pelo nosso governador para que os nossos estudantes possam impactar suas vidas de forma definitiva", comenta a coordenadora.

Foto: Conecta PiauíLara Ferreira, Coordenadora de Internacionalização da Seduc
Lara Ferreira, Coordenadora de Internacionalização da Seduc

A delegação é formada por dez estudantes premiados com as melhores notas em Língua Portuguesa e Matemática, além do time de Tecnologia da Informação do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Francisca Pereira de Sousa Morais, de Fronteiras-PI, que conquistou o 4º lugar no desafio com o projeto OLIMPATH: aplicativo de preparação para Olimpíadas. Para muitos, essa será a primeira experiência fora do país e até mesmo a primeira vez em um avião.

Um dos estudantes é o Klévisson de Oliveira, aluno do CETI Francisca Pereira de Sousa Morais, da cidade de Corrente, que contou como está a expectativa para a imersão. 

"É um sentimento de alegria, né? Poder conhecer a cultura de outro país, estudar e fazer um intercâmbio, ainda mais de tecnologia, que é uma área que eu gosto bastante é só alegria mesmo. A ideia de trazer projetos inovadores e mais da cultura de outro lugar para cá é incrível", descreve.

Foto: Conecta PiauíEstudantes da rede estadual embarcam para intercâmbio educacional na Alemanha
Estudantes da rede estadual embarcam para intercâmbio educacional na Alemanha

Alemanha como destino da inovação

Na Alemanha, a formação será conduzida por profissionais do MotionLab.Berlin, um dos principais hubs de inovação e prototipagem da Europa, em parceria com o TUMO Portugal. Os estudantes irão mergulhar nas áreas de impressão 3D, design de produto com materiais sustentáveis, processos de inovação, Design Thinking, carpintaria e metalurgia.

A programação inclui oficinas especializadas, workshops técnicos, espaços de coworking e uma forte conexão com a indústria e o setor empresarial, ampliando a visão dos jovens sobre tecnologia, criatividade e empreendedorismo.

O intercâmbio integra um programa pioneiro que levará, ao todo, 130 estudantes da rede pública piauiense para seis países: Portugal, China, Alemanha, Singapura, Coreia do Sul e Estados Unidos. Todo o suporte logístico – passagens, hospedagem, alimentação, passaporte, visto, seguro e acompanhamento pedagógico – é garantido pelo Governo do Estado do Piauí, por meio da Seduc.

Comente