Turismo em Teresina volta a crescer após agenda de grandes eventos
Capital recebeu mais de 53 mil visitantes em maio, com alta de 13,2% no fluxo turísticoApós quatro meses consecutivos de retração, o turismo em Teresina voltou a crescer em maio de 2025. De acordo com dados analisados pelo economista Eneas Barros, divulgados neste mês de julho, o número de visitantes que chegaram à capital piauiense pelo aeroporto aumentou 13,2% em relação ao mesmo mês de 2024, saltando de 47.162 para 53.400 pessoas. As informações são do Piauí Negócios.

O crescimento foi impulsionado por uma série de eventos culturais, de negócios e lazer promovidos na cidade durante o mês, como a Casa Cor Piauí, a Feira de Turismo do Piauí e o Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Cultura.
Segundo Eneas, essas programações conseguiram praticamente anular a perda de 9,4% registrada entre janeiro e abril, quando o fluxo turístico caiu de 270.597 para 247.272 visitantes.
“O número de turistas extras gerado pelos eventos se aproxima da variação positiva registrada oficialmente no aeroporto, o que mostra uma forte correlação entre os dois fatores”, destacou o economista. Ele defende que o poder público reforce os investimentos no setor, lembrando que, em 2022, o turismo representou R$ 18,9 milhões do total de R$ 310,3 milhões arrecadados com o ISS em Teresina.

No setor hoteleiro, os reflexos foram imediatos. Paulo Brito, gerente geral do Hotel Blue Tree Rio Poty, relatou que, em maio, houve uma mudança perceptível no perfil dos hóspedes.
“Tradicionalmente, nosso público é corporativo, mas em maio tivemos 40% da ocupação ligada diretamente aos eventos. Isso reforça Teresina como destino estratégico para o turismo de eventos”, afirmou.
Ele ainda defende a criação de um Convention & Visitors Bureau ativo e maior articulação entre o setor público e a iniciativa privada para manter o ritmo de crescimento.
