Polícia descobre plantação e apreende mais de 1 tonelada de maconha no Sul do PI
Operação identificou uma área de cerca de cinco hectares onde estavam cultivadosUma grande plantação de maconha foi desarticulada pelas Polícias Civil e Militar do Piauí, na última sexta-feira (18), na zona rural do município de Cristino Castro, no Sul do estado. A operação identificou uma área de cerca de cinco hectares onde estavam cultivados aproximadamente 130 mil pés da planta.

Segundo o delegado do Departamento de Repressão ao Narcotráfico (DENARC), Samuel Silveira, a descoberta da plantação foi resultado de um trabalho silencioso e minucioso de inteligência. “Esse monitoramento partiu da nossa Diretoria de Inteligência, que colheu informações e confirmou a localização. Foram mais de 12 dias de acompanhamento”, detalhou o delegado.

Com a confirmação do local, a ação foi desencadeada com o apoio do helicóptero do COPA Aéreo, além de unidades especializadas como o BEP e o BOPE. Parte da droga foi incinerada ainda na plantação. O restante foi transportado para Teresina, onde será analisado e servirá de base para a continuidade das investigações.

Segundo o comandante operacional, coronel Schweivan, o cerco foi montado em poucas horas. “É uma área extensa e de difícil acesso, mas conseguimos fazer a aproximação com agilidade. O uso do helicóptero foi fundamental para alcançar o terreno e garantir a segurança dos nossos agentes”, relatou.

Ainda de acordo com secretário estadual de segurança Chico Lucas, o que chamou atenção foi o nível de estrutura encontrada no local. “Era uma plantação de alto investimento. A droga já estava embalada, pronta para distribuição e tudo indica que o destino final seria o Sudeste do país”, afirmou.

A operação fez parte das ações do Pacto pela Ordem e representa uma ofensiva direta contra grandes esquemas de tráfico de drogas no interior do estado. Ninguém foi preso até o momento, mas a polícia segue investigando os responsáveis pelo plantio e distribuição do entorpecente.