Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Plantão Policial

Notícias sobre casos policiais no Piauí

Polícia deflagra Operação Reset contra exclusão ilegal de multas em Teresina

Servidores da STRANS teriam apagado mais de 2 mil multas, gerando prejuízo de R$ 503 mil

A Polícia Civil do Estado do Piauí, por meio do Departamento de Combate à Corrupção (DECCOR), deflagrou nesta quarta-feira (23/07),  a Operação Reset, com o objetivo reunir provas em uma investigação que apura a exclusão indevida de multas de trânsito por servidores da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS), em Teresina. A prática ilegal teria beneficiado motoristas infratores e causado prejuízo ao erário público.

Foto: Reprodução/SSPPolícia deflagra Operação Reset contra exclusão ilegal de multas em Teresina
Polícia deflagra Operação Reset contra exclusão ilegal de multas em Teresina

Durante a ação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão temporária, expedidos pela Justiça. As investigações revelaram que, entre fevereiro e junho de 2024, foram excluídas ilegalmente 2.215 multas, totalizando um prejuízo superior a R$ 503 mil aos cofres do município. A fraude também resultou na remoção de 12.393 pontos das carteiras de habilitação dos condutores favorecidos.

De acordo com o coordenador da DECCOR, delegado Ferdinando Martins, os responsáveis pelas exclusões já foram identificados e incluem tanto servidores públicos quanto funcionários terceirizados da STRANS. 

“Vamos dar continuidade às investigações, nosso objetivo agora, é esclarecer se houve participação de autoridades superiores e eventuais ordens políticas para a prática dos atos ilícitos”, pontuou o delegado. 

Os investigados poderão responder por exclusão indevida de dados em sistema público, cuja pena pode chegar a 12 anos de reclusão, além de associação criminosa e outros crimes correlatos.

A ação foi realizada em conjunto com a Diretoria Especializada em Operações Policiais (DEOP) e Seccional 2 Divisão 2.

Comente