Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Plantão Policial

Notícias sobre casos policiais no Piauí

Empresário da Barão Veículos é preso novamente na operação do GAECO-MA em Teresina

A Justiça determinou o bloqueio de bens ligados aos investigados, que chegam a R$ 197,1 milhões

O empresário Josimar Barbosa de Sousa, proprietário da loja Barão Veículos, foi preso nesta quarta-feira (03/09) durante a terceira fase da Operação Barão Vermelho, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Maranhão. As ações foram realizadas simultaneamente em Timon (MA), Teresina (PI) e João Pessoa (PB).

Foto: Reprodução/Polícia CivilEmpresário da Barão Veículos é preso novamente na operação do GAECO-MA em Teresina
Empresário da Barão Veículos é preso novamente na operação do GAECO-MA em Teresina

Ao todo, foram cumpridos 23 mandados de busca e apreensão, 4 de prisão preventiva e 3 de interdição de pessoas jurídicas, o que resultou na suspensão das atividades de empresas suspeitas de ligação com a organização criminosa, incluindo duas de grande porte na capital piauiense.

Josimar Barbosa já era conhecido das autoridades policiais e havia sido alvo, em novembro do ano passado, de uma operação do Denarc, que investigava a ligação dele com um esquema de lavagem de dinheiro da facção Bonde dos 40.

Foto: ReproduçãoEmpresário e namorado de vereadora viram réus por lavar dinheiro a facção no Piauí
Empresário e namorado de vereadora viram réus por lavar dinheiro a facção no Piauí

Bloqueio de bens e valores milionários

A Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados de São Luís, atendendo a pedidos do Gaeco, determinou o bloqueio e indisponibilidade de bens ligados aos investigados, entre eles imóveis, veículos, embarcações e aeronaves em nome de pessoas físicas e jurídicas.

Além disso, a Justiça autorizou o bloqueio de todas as contas correntes, poupanças e aplicações financeiras dos envolvidos, em um montante que chega a R$ 197,1 milhões.

Foto: DivulgaçãoEmpresário da Barão Veículos é preso novamente na operação do GAECO-MA em Teresina
Empresário da Barão Veículos é preso novamente na operação do GAECO-MA em Teresina

Estrutura criminosa

De acordo com as investigações, iniciadas ainda em 2023, o grupo investigado apresenta estrutura sofisticada de lavagem de capitais e movimentava grandes quantias em espécie e em transações entre empresas de fachada.

As apurações também apontam envolvimento da organização em tráfico de drogas, falsificação de documentos de veículos, receptação de cargas roubadas ou desviadas, comercialização de ouro de origem ilícita e agiotagem.

Força-tarefa

A ação contou com a participação de cerca de 190 agentes públicos, incluindo equipes do Instituto de Criminalística do Maranhão (Icrim-MA), Gaecos do Piauí e da Paraíba, além das Polícias Militares e Civis dos três estados.

Comente