Representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária visitam Porto Piauí
As autoridades do Mapa conheceram a estrutura portuária e as iniciativas da companhiaA Companhia Porto Piauí recebeu, nesta quarta-feira (03/09), uma visita técnica de representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Durante a visita, as autoridades puderam conhecer de perto a estrutura portuária, bem como as ações desenvolvidas pela companhia voltadas à sustentabilidade ambiental e ao fortalecimento do relacionamento com as comunidades locais.
O secretário adjunto de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo , João Crescêncio, e o superintendente do ministério no Piauí, Alysson Pêgo, visitaram o cais multipropósito e os molhes, pontos estratégicos por onde, em breve, passará parte significativa da produção agrícola do estado.

O secretário João Crescêncio manifestou grande surpresa com a estrutura da Companhia Porto Piauí e pelos projetos em desenvolvimento. Ele destacou, especialmente, as iniciativas da empresa voltadas ao diálogo contínuo com as comunidades tradicionais da região, como a implementação da Consulta Prévia Livre e Informada (CPLI).
“Fiquei sensibilizado com as ações que vocês estão fazendo aqui. É importante que o desenvolvimento esteja sobre estes pilares: econômico, social e ambiental. A atração de investimentos deve estar ligada à preocupação com desenvolvimento econômico sustentável, social e à integração com o meio ambiente”, comentou João Crescêncio.
Engenheiro de pesca por formação, o secretário também conheceu a Escola do Mar, unidade voltada à formação técnica de jovens para os setores da pesca, portos e transporte aquaviário, estrategicamente localizada nas proximidades do Porto Piauí.

Os representantes do Mapa foram recebidos pela vice-presidente da Porto Piauí, Maria Cristina Araújo, e pelo diretor de operações, Fábio Freitas. Durante a visita, Maria Cristina lembrou que a Companhia aderiu a alguns compromissos voltados à proteção ambiental e a sustentabilidade, como o Pacto pela Sustentabilidade do Ministério dos Portos e Aeroportos (Mpor).
“Nosso esforço é para ter um porto funcionando dentro de uma área de proteção ambiental em condições adequadas, oferecendo a outros portos esse exemplo exitoso não só por uma boa relação com o meio ambiente como também com a comunidade”, comentou Maria Cristina Araújo.