Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Surto de Covid-19 acende alerta em Oeiras e Saúde pede vacinação urgente

A baixa procura pela vacina nos meses anteriores contribuiu para o avanço da doença

A cidade de Oeiras voltou a registrar aumento nos casos de Covid-19. Em apenas duas semanas, quase 50 diagnósticos foram confirmados. Diante do cenário, a equipe do Conecta Piauí esteve na Secretaria Municipal de Saúde para conversar com a secretária Roberta Alves, que explicou os motivos da alta, destacou medidas de prevenção e alertou sobre a importância da vacinação.

Segundo a secretária, a baixa procura pela vacina nos meses anteriores contribuiu para o avanço da doença.

“A gente quer, inclusive, fazer um chamamento à população, porque nós temos vacinas disponíveis contra a Covid em todas as unidades básicas. Porém, a procura era pequena. Nós tivemos um crescimento agora da procura pela vacina depois que os casos começaram a aparecer. Então, é importante frisar que essa vacina não vai proteger, evitar que você tenha o Covid, mas ela vai prevenir contra formas graves da doença. Então, quem ainda não tomou sua vacina contra o Covid, procure a UBS mais próxima da sua residência com sua vacina”, disse.

Foto: Conecta PiauíSecretária Municipal de Saúde de Oeiras, Roberta Alves
Secretária Municipal de Saúde de Oeiras, Roberta Alves

Ela ressaltou ainda que o aumento de casos nesse período já era esperado.

“É um prazer estar dando essa entrevista aqui ao portal Conecta Piauí e sobre os casos de Covid que têm crescido no estado do Piauí. De certa forma é esperado porque sempre nesse segundo mês há um aumento de casos. Então, o que nós devemos realmente estar fazendo é tomar as medidas de precaução e imunização da nossa comunidade, da nossa população”, destacou.

Roberta Alves também informou que Oeiras dispõe de estrutura própria para diagnóstico e acompanhamento dos casos.

Foto: Conecta PiauíSecretaria de Saúde de Oeiras
Secretaria de Saúde de Oeiras

“Nós começamos, né, com o nosso laboratório municipal. Lá é disponibilizar a toda a população os testes rápidos para diagnóstico. Na nossa 34ª semana epidemiológica, nós tivemos aí um boom de 30 casos que foram diagnosticados lá no nosso laboratório e 4 casos diagnosticados através da Universidade Municipal Regional. Então, nós fornecemos à população os testes diagnósticos em um laboratório próprio do município e ofertamos também, além das orientações, através de sites, dos portais, nós ofertamos também a vacinação em todas as nossas unidades básicas de saúde. São nove unidades básicas de saúde na Zona Urbana e nove na Zona Rural”, finalizou.

Comente