Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Plantão Policial

Notícias sobre casos policiais no Piauí

DRACO: ‘Casal do Crime’ e companheira do ‘Visionário’ estão entre presos no Piauí

Segundo o delegado Charles Pessoa, indivíduos detidos em operações anteriores foram presos novamente

O coordenador do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), delegado Charles Pessoa detalhou as prisões realizadas durante a Operação Sintonia Feminina, deflagrada na manhã desta quarta-feira (16/07), em várias cidades do Piauí, incluindo Teresina. Indivíduos de destaque no mundo da criminalidade estão entre os presos envolvidos com organizações criminosas.

Foto: Divulgação/DRACO/AscomOperação Sintonia Feminina
Operação Sintonia Feminina

Em ação da inteligência do departamento, as investigações tiveram início após a prisão de L. V. de S., conhecida como “Malévola”, em fevereiro de 2024, resultando em novos desdobramentos e cumprimentos de mandados judiciais. A operação teve foco em mulheres integrantes da célula de uma facção criminosa atuante na cooptação e aliciamento de novos membros, além de possuírem cargos bem estruturados.

“Uma célula que está sendo investigado há mais de um ano, na verdade começou com uma prisão que aconteceu em fevereiro de 2024. Uma operação que, infelizmente, mais ou menos a gente está se deparando com uma grande quantidade de mulheres que integra essa estrutura criminosa. Mas como a nossa metodologia tem como foco desarticular a pirâmide por completo, a gente tem efetuado essas prisões”, explicou.

Foto: Divulgação/DRACO/AscomOperação Sintonia Feminina
Operação Sintonia Feminina

Ainda conforme o delegado Chales Pessoa, criminosos presos em operações anteriores do Draco, foram novamente alvos das investigações, sendo detidos em mais essa oportunidade. Esses faccionados possuem patentes importantes dentro da célula, como a companheira do indivíduo de alcunha ‘Visionário’, presa em Canto do Buriti.

“Prisões importantes, inclusive algumas de criminosos que a gente já tinha prendido anteriormente. A exemplo da companheira do ‘Visionário’, esse foi preso e ela também em uma operação no ano passado na cidade de São Raimundo do Nonato, que tinha envolvido com aqueles homicídios. Atualmente ela estava sendo monitorada por tornozeleira eletrônica, mas infelizmente voltou à atividade criminosa”, destacou.

Foto: Conecta PiauíPresos na Operação Sintonia Feminina
Presos na Operação Sintonia Feminina

Além da mulher envolvida com a organização criminosa, o ‘Casal do Crime’, envolvidos com diversos crimes em Altos, estão entre os presos durante a operação. O homem chegou a tentar fugir da abordagem policial, porém foi prontamente capturado e encaminhado para a sede do Draco, juntamente com a mulher.

“Outras prisões importantes, a exemplo de um casal que eram conhecidos como o Casal do Crime lá na cidade de Altos, região metropolitana, indivíduos extremamente perigosos, tanto que o companheiro tentou fugir e reagiu à prisão, inclusive estava armado, mas conseguimos, graças a esse preparo operacional dos nossos operadores, foi contida a agressão dele, ele foi imobilizado e conduzido aqui para sede do Draco, inclusive com a apreensão de uma arma de fogo”, descreveu.

Foto: Divulgação/DRACO/AscomOperação Sintonia Feminina
Operação Sintonia Feminina

“Indivíduos envolvidos com a facção criminosa, com o tráfico de drogas, com vários roubos, um dos presos, recentemente levou dois tiros no joelho, justamente nessas práticas delituosas, tanto nesse conflito de facção, como também em outras atividades criminosas, lá na cidade Altos, são indivíduos extremamente violentos”, completou.

Foram cumpridos 74 mandados judiciais, sendo 29 de prisão temporária e 45 de busca e apreensão, nas cidades de Teresina, Parnaíba, Luís Correia, Oeiras, Picos, Canto do Buriti, Monsenhor Gil, Altos e Campo Maior.

Foto: Conecta PiauíPresos na Operação Sintonia Feminina
Presos na Operação Sintonia Feminina

Comente