Delegado confirma que morte de vereador e guarda em Teresina foi crime passional
O autor do crime foi preso horas após o crime com a arma de fogo utilizada no crimeAs forças de segurança, em trabalho conjunto da Polícia Militar e Polícia Civil do Piauí, efetuaram a rápida prisão de Francisco Fernando de Oliveira Castro, de 35 anos, apontado como autor do assassinato do vereador Thiciano Ribeiro e da ex-comandante da Guarda Civil Municipal de Parnaíba, Penélope Brito, nessa quarta-feira (27/08), no Centro de Teresina.

Conforme o delegado Anchieta Nery, o crime foi confirmado como de caráter passional, no sentido de ser premeditado para a morte a tiros tanto de Penélope, quanto de Thiciano. Ainda não se tem comprovação oficial sobre a motivação do crime, mas linhas de investigação não descartam o possível assassinato das vítimas pelo autor dos disparos não aceitar fim do relacionamento.
“Porque é que a gente afirma nas primeiras horas que se trata de um crime passional? Porque o autor dos disparos, o Francisco Fernando, ele é ex-esposo de uma das vítimas, a senhora Penélope. Eu acredito que eles tiveram essa separação em março e ele informalmente reportou para a gente, os policiais que efetuaram a sua prisão, que esse seria o motivo do crime, que ele não tinha aceitado bem ali a separação”, relatou o delegado.
Momento da prisão
Imagens de uma câmera flagraram o momento que a Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar, efetuou a prisão de Fernando horas após o crime. Com o criminoso, foram localizadas a arma de fugo utilizada no duplo homicídio, além de outros armamentos, dinheiro e mais pertences. Todos os materiais apreendidos foram conduzidos para a sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Veja o vídeo:

O crime
O casal foi morto a tiros na manhã desta quarta-feira (27/08), próximo ao Hospital Prontomed, no Centro de Teresina. A ação gerou pânico e correria entre quem passava pelo local.
De acordo com testemunhas, vários tiros foram ouvidos durante a ação criminosa. As vítimas morreram ainda no local. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou os óbitos.
