VEJA VÍDEO: assassino de vereador e guarda chega em silêncio ao DHPP para depor
Francisco Fernando, guarda municipal de 35 anos, é acusado de matar Thiciano e PenélopeO homem acusado de assassinar a tiros o vereador Thiciano Ribeiro (PL) e a comandante da Guarda Civil Municipal de Parnaíba, Penélope Miranda de Brito Castro, chegou em silêncio ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em Teresina, para prestar depoimento.

Identificado como Francisco Fernando de Oliveira Castro, de 35 anos, o suspeito também é guarda municipal. Ele foi detido e conduzido à sede do DHPP, onde deve responder a questionamentos sobre a motivação do crime e as circunstâncias da ação criminosa que chocou o estado.
O suspeito foi capturado no bairro Parque Piauí, na zona Sul de Teresina, em uma ação integrada entre a Inteligência da Polícia Civil, Polícia Militar e o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Durante a prisão, foram apreendidas duas armas de fogo, uma quantia em dinheiro e o veículo utilizado no crime.
Entenda o caso
Na manhã da última quarta-feira (27), o vereador Thiciano Ribeiro, de 41 anos, e sua esposa, Penélope Miranda, foram mortos a tiros ao lado do Hospital Prontomed, no Centro de Teresina. O ataque provocou correria e pânico entre as pessoas que estavam na região.
De acordo com testemunhas, um homem estacionou um veículo próximo ao local, efetuou diversos disparos contra o casal e fugiu em seguida. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, mas apenas pôde constatar os óbitos.
Penélope tinha trajetória reconhecida na segurança pública e, em maio deste ano, havia assumido o comando da Guarda Civil Municipal de Parnaíba. Já Thiciano ocupava uma cadeira na Câmara Municipal de Parnaíba desde maio de 2025, após o falecimento do vereador Bruno Vasconcelos, o “Brunão”.
Materias relacionadas
Suspeito de duplo homicídio que vitimou vereador e guarda é preso em Teresina