Dr. Pessoa sofre derrota e projeto de ambulantes não é votado em urgência
Câmara precisava de 15 votos e conseguiu assinatura de 14 vereadoresO prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) sofreu uma derrota na Câmara dos Vereadores na manhã desta terça-feira (17/10), depois de não conseguir aprovar o requerimento de urgência especial no projeto que autoriza o comércio dos ambulantes no Centro de Teresina.

O presidente da Câmara, Enzo Samuel (PDT), enxerga o projeto com preocupação, justificando que os trabalhadores informais precisam de um espaço seguro para trabalhar e, nas calçadas, ruas e ônibus da cidade isso não vai acontecer. Enzo também explicou o que vai acontecer com a pauta. “O projeto se encontra na comissão e ela vai votar e depois da votação, ele vai para outra comissão e só aí que vai pro plenário. O que foi pautado hoje foi o regime de urgência e a prefeitura não conseguiu as assinaturas necessárias”, declarou Enzo.

O vereador Evandro Hidd (PDT), membro da Comissão de Legislação e Justiça, que vai votar a constitucionalidade do projeto, defende que o grupo foi eleito pelos vereadores e enxerga com inquietação a atuação da base do prefeito na Câmara. “O ponto que eu friso é, quando a Comissão analisa e julga ser um projeto correto, julga ser um projeto legal, a base do prefeito está tranquila, quando não, a base do prefeito critica”, pontuou.

O espaço legislativo municipal estava lotado durante a votação e, para acalmar os ânimos dos parlamentares da base e da oposição, a sessão chegou a ser encerrada por quebra de decoro.
Tramitação
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), composta pelos vereadores Evandro Hidd, Deolindo Moura (PT), Bruno Vilarinho (PTB) e Aluísio Sampaio (PP), presidida por Venâncio Cardoso (PSDB) considerou o projeto ilegal com quatro votos a favor e apenas um contra.
Venâncio alega falta de acessibilidade de pessoas com deficiência no Centro de Teresina e, com a aprovação do projeto, a situação se tornaria pior.
Veja também!
Divergências marcam audiência que discute volta dos ambulantes para as ruas de THE
Aluísio Sampaio critica projeto de ambulantes no Centro: ‘Medida eleitoreira’
‘Talibã é a Prefeitura de Teresina’, rebate Evandro Hidd após fala de vereador