Prefeituras do PI terão atividades paralisadas em protesto que cobra mais recursos
Somente no mês de julho ocorreu uma queda de 30% nos repasses, podendo cair para 50% em agostoA Associação Piauiense de Municípios (APPM) vai realizar no próximo dia 30 de agosto uma manifestação coletiva com um pedindo de socorro ao Governo Federal. O ato será na tentativa de liberar recursos financeiros aos municípios através de um Auxílio Financeiro aos Municípios (AFM).
A queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) tem preocupado os gestores municipais do Piauí, que na sua grande maioria, não possui arrecadação própria, tendo que depender de repasses federais.
Segundo o presidente da APPM, Toninho de Caridade, no mês de julho ocorreu uma queda de 30% nos repasses aos municípios do FPM e a previsão é que a partir do dia 30 de agosto, as prefeituras receberão 50% a menos do valor total.

O protesto dos prefeitos tem como temática 'Sem FPM não dá!' e será realizado nas capitais dos estados. Simultaneamente estará acontecendo a paralisação das atividades nas prefeituras de todos os municípios, permanecendo somente os serviços essenciais em funcionamento. No Piauí, liderados pela APPM, atualmente existem 150 municípios confirmados para participarem do movimento que vai acontecer na freente da Assembleia Legislativa do Piauí e conta com o apoio da bancada estadual e federal.
“É algo que atinge não somente o Piauí, mas todo o país. O nordeste está sendo mais afetado porque tem os municípios que mais dependem das transferências constitucionais”, finalizou Toninho de Caridade.
