Iphan: Arte Santeira do Piauí é patrimônio cultural e Igreja de Lourdes é tombada
A decisão foi anunciada na 106ª reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural em BrasíliaO Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) declarou o modo de fazer da arte santeira em madeira do Piauí como Patrimônio Cultural do Brasil, nesta segunda-feira (11/11).
A decisão, anunciada na 106ª reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, também aprovou o tombamento da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Vermelha, em Teresina.

Essa medida visa preservar a tradição da arte santeira, que produz esculturas religiosas em madeira e é uma expressão significativa da cultura piauiense. O processo, iniciado em 2008, resultou na inclusão da arte no livro das Formas de Expressão, promovendo a continuidade e proteção legal dos direitos dos artesãos, além de estimular políticas públicas de apoio à tradição. Segundo Ícaro Machado, do Sudarpi, essa iniciativa fortalece a identidade cultural do estado e valoriza o trabalho dos artesãos.
Já o tombamento da igreja assegura a preservação de seu acervo histórico e religioso, promovendo o turismo cultural e religioso em Teresina.