HU-UFPI inaugura 1º serviço público de Radioterapia do Piauí com aporte de R$12 mi
O novo espaço foi financiado pelo Plano de Expansão da Radioterapia do Ministério da Saúde
O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI/Ebserh) inaugura, nesta segunda-feira (11/11), o primeiro serviço de Radioterapia público do estado. A cerimônia de entrega da edificação, realizada às 9h, contará com a presença do reitor da UFPI, Gildásio Guedes, e do superintendente do HU, Carlos Eduardo Batista. O novo espaço, com 877,39 m² de área construída e investimento de R$ 12.631.922,83, foi financiado pelo Plano de Expansão da Radioterapia do Ministério da Saúde, que visa promover o tratamento integral de pacientes oncológicos no âmbito do SUS.
Com infraestrutura moderna, o Serviço de Radioterapia do HU-UFPI possui equipamentos de ponta e ambientes projetados para oferecer conforto e segurança aos pacientes. O espaço inclui sala de terapia com acelerador linear, salas técnicas, posto de enfermagem, consultórios, sala de planejamento e física médica, além de áreas de espera e atendimento. Este novo serviço é um passo fundamental para que o HU-UFPI possa atender à crescente demanda por tratamento oncológico no estado, já que aproximadamente 60% dos pacientes com câncer necessitam de radioterapia em algum momento de suas terapias.
O HU-UFPI já é reconhecido por sua Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) e, com a adição do serviço de radioterapia, se consolida como um dos principais centros oncológicos da região. Este avanço fortalece a Rede de Atenção à Saúde de Alta Complexidade no Piauí, garantindo um atendimento mais completo aos pacientes oncológicos do SUS em todo o estado.
Sobre o HU-UFPI
O HU-UFPI integra a Rede de Hospitais Universitários Federais, administrada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) desde 2012. Vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh apoia 45 hospitais universitários em todo o país, incentivando atividades de assistência, ensino e pesquisa em saúde.