Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Painel Político

Sua página diária sobre os bastidores político piauiense com a jornalista Cecília Brandão. Análises, opinião e a conjuntura dos três poderes no seu portal Conecta Piauí.

Eleições 2024: Franzé fala em pesquisas 'contaminadas' e Fábio Novo rebate

O presidente da Alepi também falou sobre a possibilidade uma ser lançado uma terceira via no partido
Painel Político

Os dois pré-candidatos do Partido dos Trabalhadores (PT) estão trabalhando por um consenso sobre as pesquisas eleitorais que irão definir o nome que disputará a Prefeitura de Teresina em 2024, mas a relação está estremecida.

Tudo isso se deve à divulgação de uma pesquisa do Instituto Consulte postada nos perfis oficiais do deputado estadual Fábio Novo, em que o petista aparece com 19,1% e Franzé Silva com 4,6% apenas.

De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, a pesquisa não deveria ter sido divulgada, pois ela não faz parte da lista dos três institutos escolhidos pela base e sinaliza para uma possível contaminação e desgaste de nome com objetivo de favorecer o outro candidato.

Foto: Stefanny Sales/Conecta PiauíFranzé Silva
Franzé Silva

“Precisamos rever, essas três pesquisas estão contaminadas. Imagino que depois que sai uma fake news dizendo que eu desisti. Na hora em que os pesquisadores chegarem em uma casa para perguntar, especificamente não escolherão mais o [Franzé] porque a fake news rodou nas redes sociais dizendo que eu estava fora do páreo”, disse o presidente da Alepi.

Já Fábio Novo negou que tenha tido qualquer tipo de contaminação vindo de sua parte e reitera que o acordo entre a base está mantido. Segundo o ex-secretário de Cultura, não existe motivos para tirar as pesquisas dos critérios de avaliação. Serão divulgadas três pesquisas, uma escolhida por Fábio Novo, outra por Franzé e uma última sendo nacional.

Foto: Stefanny Sales / Conecta PiauíDeputado Fábio Novo (PT)
Deputado Fábio Novo (PT)

O presidente da Alepi também falou sobre a possibilidade de ser lançada uma terceira via no partido. “A política é muito dinâmica. Hoje os dois nomes é o meu nome e o do Fábio Novo, mas nosso partido é um partido aberto ao debate e de forma nenhuma a gente tá aqui dizendo que está travado a porta para o surgimento [de um terceiro nome]. Acredito, que o que foi firmado hoje, são dois nomes, mas o PT nunca fechou portas para o debate”, explicou.

Comente