Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Painel Político

Sua página diária sobre os bastidores político piauiense com a jornalista Cecília Brandão. Análises, opinião e a conjuntura dos três poderes no seu portal Conecta Piauí.

Despesas com lixo em Teresina: TCE-PI afirma que não vai permitir irregularidades

O TCE enfatizou também que a prefeitura não deve criar despesas que sobrecarreguem a futura gestão
Painel Político

Jaylson Campelo, auxiliar da Presidência do TCE-PI, destacou, ao Conecta Piauí, nesta quinta-feira (17/10) a atuação do tribunal acerca das despesas em relação à coleta de lixo em Teresina. “As auditorias feitas pelo TCE-PI não deixam dúvidas: os valores praticados estão acima do que seria razoável. Por isso, o tribunal já emitiu pelo menos três medidas suspendendo essa licitação. Embora a gestão de Dr. Pessoa tenha legitimidade até 31 de dezembro, ela também enfrenta certas limitações”, explicou.

Atualmente, a coleta de lixo da capital do Piauí é realizada pela empresa Aurora Ambiental, que substituiu a Litucera. O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) tem se posicionado firmemente contra as irregularidades nos valores contratados para o serviço.

Foto: Alessandra Fonseca/Conecta PiauíJaylson Campelo, auxiliar da Presidência do TCE-PI
Jaylson Campelo, auxiliar da Presidência do TCE-PI

Campelo enfatizou que a prefeitura não deve criar despesas que sobrecarreguem a futura gestão. “Esses pagamentos precisam ser quitados até 31 de dezembro. Além disso, o bom senso indica que o maior contrato da prefeitura, como é o caso do serviço de coleta de lixo, não deve ser firmado nos últimos três meses de mandato,” afirmou.

Ainda de acordo com Campelo, o TCE-PI agirá com rigor para evitar que essa situação se concretize.

Contexto

A Prefeitura de Teresina suspendeu pela terceira vez a licitação para a coleta de lixo e limpeza urbana. O aviso de suspensão foi publicado pela Secretaria de Administração nessa segunda-feira (14/10). Com essa decisão, a contratação definitiva de uma nova empresa ficará a cargo do próximo prefeito, Silvio Mendes.

Veja o vídeo:


 

Comente