Bancada federal e estadual do Piauí poderá perder até sete cadeiras de deputados
O projeto de Lei de Luiz Fux que propôs que a aprovação da legislação deverá ser votada até 2025O Sistema Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta sexta-feira (25/08) para que o Congresso Nacional revise o quadro de deputados de cada estado de forma que a distribuição de assentos seja de acordo com o senso populacional de cada unidade federativa.
O projeto de Lei é do relator Luiz Fux que propôs que a aprovação da legislação deverá ser votada até o dia 25 de junho de 2025. Segundo o relator, há um evidente mau funcionamento do sistema democrático relacionado à subrepresentaçãodas das populações de alguns estados.

Sendo aprovado o projeto de lei, o Piauí também será afetado, podendo perder até seis de seus deputados estaduais e até sete parlamentares da bancada federal até 2027.
O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) mostrou que as novas estimativas populacional alterariam a composição de 14 estados na Câmara, sendo sete que ganhariam cadeiras e outros sete perderiam. O Piauí estaria na lista dos que perderiam cargos.