Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Neon 2025

O Piauí realiza a 3ª edição do Nordeste On (NEON), considerado o maior evento de inovação e empreendedorismo da região.

Startup criada na UFPI desenvolve produtos com nanotecnologia e insumos naturais

Nano 2D une Farmácia e Odontologia para criar soluções inovadoras, como pomadas à base de pequi
Neon 2025

No segundo dia de Nordeste ON (NEON) 2025, nesta sexta-feira (04/07), novas Startups foram apresentadas ao público, como é o caso da Nano 2D, que surgiu a partir de pesquisas acadêmicas realizadas na Universidade Federal do Piauí (UFPI). A empresa desenvolve produtos com nanotecnologia voltados para saúde bucal, estética e cuidados diários, utilizando recursos naturais da região.

Foto: Conecta PiauíStartup criada na UFPI desenvolve produtos com nanotecnologia e insumos naturais
Startup criada na UFPI desenvolve produtos com nanotecnologia e insumos naturais

Segundo o professor André Carvalho, docente do curso de Farmácia da UFPI, a Nano 2D surgiu para atender demandas da odontologia com soluções seguras, eficazes e sustentáveis. “A Nano 2D é uma startup, uma empresa de base tecnológica que combina os conhecimentos da odontologia e da farmácia. Nossa equipe é composta por membros dos Programas de Pós-Graduação em Odontologia e em Ciências Farmacêuticas. Ao identificar as necessidades da odontologia e a demanda por novos produtos, utilizamos a nanotecnologia, uma importante ferramenta de desenvolvimento”, afirmou.

Entre os produtos apresentados, estão protetores e pomadas para cicatrização labial à base de pequi. “Exatamente. Desenvolvemos um protetor e uma pomada para cicatrização labial à base de pequi, resultado de projetos de mestrado e doutorado da Universidade Federal do Piauí. Já temos esse produto, com excelente capacidade de cicatrização”, disse.

Outro destaque é a espuma nanoestruturada para higienização de próteses. “Ela proporciona um alto grau de higienização e segurança. Reduzimos significativamente a toxicidade dos produtos atualmente utilizados, como o hipoclorito. Ela garante uma boa higienização, permitindo que o usuário prolongue a vida útil da prótese, evitando danos e possíveis infecções causadas pela contaminação desses microrganismos”, explicou o professor.

A presença da UFPI no evento reforça o papel da universidade pública na transformação da pesquisa em soluções reais para a população. “Estamos aqui, no NEON 2025, mostrando, através da área de pesquisa, a união de cursos como Farmácia e Odontologia, e evidenciando o investimento da sociedade em pesquisa, informação e saúde”, concluiu.

Veja o vídeo:

Comente