São João do Piauí discute direitos da pessoa idosa em conferência municipal
Evento gratuito e aberto reúne especialistas, gestores, representantes de conselhos e a comunidadeO município de São João do Piauí realiza, nesta semana, a Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, com o tema "Envelhecimento Multicultural e Democracia: urgência por equidade, direitos e participação". O evento, gratuito e aberto ao público, reúne especialistas, gestores públicos, representantes de conselhos e a comunidade para debater políticas de proteção e promoção dos direitos da população idosa.
A programação incluiu a Conferência Magna, ministrada pela Profa. Dra. Nayara de Holanda Vieira, que abordou os desafios e as oportunidades para garantir um envelhecimento digno e participativo. Em seguida, os participantes se dividiram em Grupos de Trabalho (GTs) para discutir temas como:
Financiamento das Políticas Públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais;
Fortalecimento de políticas de proteção à vida, saúde e cuidado integral da pessoa idosa;
Enfrentamento à violência, abandono social e familiar;
Participação social e protagonismo na perspectiva das múltiplas velhices;
Fortalecimento dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa como política de Estado.
Além das discussões, a conferência teve como objetivo eleger delegados que representarão São João do Piauí nas etapas estadual e nacional da conferência, garantindo que as demandas locais sejam levadas a instâncias superiores.
A conferência foi promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, em parceria com a prefeitura e outras entidades locais. A expectativa é que as propostas debatidas sejam incorporadas ao planejamento municipal, reforçando o compromisso com a qualidade de vida da terceira idade.