Projeto de São Raimundo Nonato vai à etapa nacional da Conferência Infantojuvenil
As propostas e ações discutidas na etapa nacional terão grande relevânciaA Unidade Escolar José Caetano dos Santos, da comunidade quilombola São Vítor –Quilombo Lagoas, conquistou mais um importante feito para a educação ambiental de São Raimundo Nonato. O projeto “Biojoias do Quilombo Lagoas: Tradição, Natureza e Resistência”, apresentado pelo aluno Kalebe Ribeiro Miranda e pela professora Daniela Santos Landim Silva, foi selecionado para representar o Piauí na etapa nacional da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que acontecerá em Brasília, de 6 a 11 de outubro deste ano.
A participação na etapa estadual, realizada nos dias 7 e 8 de agosto, reuniu jovens de todo o Piauí com idades entre 11 e 14 anos, que apresentaram propostas dentro do tema “Vamos transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”. O projeto de São Raimundo Nonato foi um dos destaques entre as 11 escolas quilombolas inscritas, garantindo a eleição de Kalebe como um dos delegados que integrarão a comitiva piauiense no evento nacional.

As propostas e ações discutidas na etapa nacional terão grande relevância, e serão apresentadas na COP 30, que acontecerá ainda em 2025, em Belém (PA), reforçando o papel dos jovens como protagonistas na construção de soluções para a crise climática.
Para Kalebe, a conquista é motivo de orgulho:
"Estou muito feliz por ter passado para a etapa nacional, representando a minha cidade e o quilombo Lagoas. Agradeço à Prefeitura e à Secretaria de Educação por nos proporcionar essa oportunidade. Junto à professora Daniela, pude mostrar as nossas riquezas culturais e naturais, a partir da produção das biojoias, e vamos levar esse trabalho ainda mais longe."

A Prefeitura de São Raimundo Nonato, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), parabeniza o aluno, a professora e toda a comunidade escolar pelo resultado, reafirmando o compromisso com a educação de qualidade, a preservação ambiental e o fortalecimento da identidade cultural local.