'Ópera da Cidade' encanta em São Raimundo Nonato com música e cultura
Primeira noite teve shows e Feira de Negócios que aqueceu a economia local com apoio do Sebrae-PIA cidade de São Raimundo Nonato deu início, nesta segunda (21), à 7ª edição da Ópera da Cidade, um dos maiores eventos culturais de todo o Piauí. Realizado numa parceria da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Governo do Estado do Piauí. A abertura reuniu um grande público na Praça do Abrigo, que ficaram encantados com as apresentações musicais, a gastronomia local e o empreendedorismo.

A programação musical da estreia contou com apresentações de James Casablanca de São Raimundo Nonato e do Conjunto Boi de Piranha de Teresina, que subiram ao palco do evento pela primeira vez. “Somos admiradores da grandiosidade da Ópera desde sempre, e hoje, subir nesse palco e receber a animação do público é uma enorme felicidade para todo o grupo”, afirmou Bráulio Miranda, integrante do conjunto Boi de Piranha.
Paralelamente aos shows, o espaço da Feira de Negócios, promovida em parceria com o SEBRAE, ganhou destaque ao reunir artesãos, produtores e empreendedores da região. A vila gastronômica, montada especialmente para o evento, também movimentou o público com pratos típicos e sabores que representam a cultura local.
Segundo a Secretária de Turismo, Katiúscia Ribeiro, a abertura superou as expectativas e reforça a importância da iniciativa como vetor de desenvolvimento regional. “É com muita alegria que demos início à 7ª edição da Ópera da Cidade, um evento grandioso que já é um sucesso cultural, turístico e econômico não só para nossa cidade, mas para todo o estado do Piauí. Hoje tivemos, além da ópera, duas grandes atrações musicais, a Feira de Negócios em parceria com o Sebrae e a nossa vila gastronômica com as delícias da nossa terra”, afirmou.
O impacto positivo da ópera também é percebido no comércio local. Para a empresária Socorro Macedo, a movimentação começou bem antes do evento. “O evento está muito bem organizado, e a expectativa de público é das melhores. Nós, empreendedores, sentimos o aquecimento da cidade desde o início do mês. Já recebi turistas de mais de dez países, e estamos de braços abertos para apresentar nossas riquezas a todos”, relatou.
Vindos de diversas regiões do Brasil, os turistas elogiaram a experiência que alia cultura, natureza e história. A brasiliense Lívia Torres destacou o potencial transformador do evento. “Tem muita coisa interessante para ver e experienciar. Muito do que nos foi contado nos passeios e nas trilhas, nós vemos aqui. O município está de parabéns por esse grande evento. É uma oportunidade para a comunidade gerar renda e, para nós, turistas, é um grande enriquecimento cultural”, afirmou.
A programação da Ópera da Cidade segue até a próxima quarta-feira (23), com novas atrações musicais, apresentações culturais e exposição de produtos locais, consolidando-se como um evento que valoriza as raízes do povo são raimundense e projeta a cidade como destino turístico no cenário nacional e internacional.