Justiça cassa chapa do Podemos em Jatobá do Piauí por fraude de gênero
Decisão aponta candidaturas fictícias usadas apenas para cumprir cota de gêneroO juiz eleitoral da 07ª Zona de Campo Maior, Carlos Marcello Sales Campos, determinou a cassação da chapa de candidatos do partido Podemos, em Jatobá do Piauí, por fraude à cota de gênero.

Na decisão proferida nesta segunda-feira 1°, o magistrado destacou a ausência de atos efetivos de campanha, a inexistência de movimentação financeira e a votação ínfima das candidatas, conforme análise das prestações de contas. Veja a decisão acessando o link. Clique aqui
As candidatas Maria Madalena Alves de Oliveira e Maria Eduarda Silva da Mota receberam juntas apenas quatro votos, o que reforçou a conclusão de que se tratavam de candidaturas fictícias, utilizadas apenas para preencher a exigência legal da cota de gênero.
Com a decisão, os vereadores eleitos pelo Podemos, João Moraes da Silva Neto (Neto Fogo) e João Pereira da Silva Júnior (Júnior Catiringa), tiveram seus votos anulados e ficaram inelegíveis por 8 anos.
A ação foi movida pela Comissão Provisória Municipal do Partido Trabalhista Brasileiro (PDT), que apontou indícios de irregularidades na chapa, os quais teriam prejudicado o pleito eleitoral.
Com a nulidade dos votos do Podemos e a inelegibilidade dos vereadores, quem deve assumir as cadeiras na nova composição da Câmara Municipal de Jatobá do Piauí são Filho Almeida (PDT) e Sobrinho Leão (PP), ambos candidatos da oposição na última eleição.
Por: Portal de Olho