Diálogos pelo Piauí leva serviços e escuta popular a São Raimundo Nonato
Evento leva atendimentos gratuitos, escuta popular e apoio à agricultura familiarNesta sexta-feira (1º), o município de São Raimundo Nonato, no sul do estado, recebe a sexta edição do Diálogos pelo Piauí, iniciativa do Governo do Estado voltada à escuta da população e à descentralização da oferta de serviços públicos. A programação se estende até o sábado (02), com plenárias, oficinas, capacitações e uma grande feira de atendimentos gratuitos na Praça do Gavião.

O evento tem como objetivo ouvir diretamente a população dos territórios piauienses, fortalecer políticas públicas e colher propostas para o Plano Plurianual (PPA) 2024–2027. A Secretaria de Planejamento (Seplan) e a Secretaria de Governo (Segov) coordenam a ação, que mobiliza dezenas de órgãos estaduais.
Um dos destaques da edição em São Raimundo Nonato é a Quitanda da Agricultura Familiar, organizada pela Secretaria de Agricultura Familiar (SAF). A secretária Regiane Tavares destacou a importância da ação para fortalecer a produção local.
“Nós estamos aqui com a quitanda da agricultura familiar, mostrando toda a produção do território Serra da Capivara. Trouxeram hortaliças, girimum, artesanato e até uvas irrigadas produzidas no assentamento Marrecas Genipapo”, afirmou. “É o governo chegando nos territórios, mostrando que estamos cumprindo o compromisso de investir R$ 1 bilhão na agricultura familiar até 2027. Já são mais de R$ 350 milhões aplicados em dois anos e meio.”
A secretária também lembrou que mais de 80 associações da região foram contempladas com o Projeto Piauí Sustentável (PSI), que inicia, em setembro, uma nova etapa com a contratação de assistência técnica e elaboração de projetos produtivos.
A presença de produtores da região reforça o caráter transformador da agricultura familiar no semiárido piauiense. A agricultora Maria de Lourdes, do assentamento Marrecas, é uma das pioneiras na produção de uva no estado. Com orgulho, ela fala sobre seu papel como mulher no campo e da importância dos investimentos recebidos.
“Tenho prazer de dizer que sou a primeira mulher do Piauí a produzir uva. Lá no Marrecas temos um projeto com a Embrapa, Fapep, o Governo do Estado e a prefeitura. Quando a tecnologia chega até a porta, a vida da gente começa a mudar. Ser mulher agricultora não é fácil, mas é com muito orgulho que digo: a fruticultura irrigada é a solução.”
Além da valorização da agricultura, a feira de serviços ofereceu 73 tipos de atendimentos à população, incluindo emissão de documentos, assistência jurídica, testagens de saúde, vacinação, corte de cabelo, distribuição de mudas e ações voltadas para o bem-estar e cidadania.
O governador Rafael Fonteles reforçou a proposta de interiorizar os serviços do Estado e construir o PPA de forma participativa:
“O Governo do Estado está chegando mais perto da população com o Diálogos pelo Piauí, principalmente garantindo acesso a serviços essenciais. É também uma forma inovadora de construir o PPA, ouvindo quem realmente vive os desafios de cada região.”
A programação do Diálogos pelo Piauí em São Raimundo Nonato segue até sábado (02), com a plenária geral no campus do IFPI. O encontro marcará o encerramento das atividades no território da Serra da Capivara, reunindo o governador e representantes da população para apresentação das propostas e demandas coletadas durante o evento.












