Congresso das Cidades discute estratégias para construção de cidades sustentáveis
Encontro reúne gestores e especialistas para debater estratégias para os municípiosO 4º Congresso das Cidades do Piauí teve início nesta segunda-feira (18) em Teresina com uma programação intensa de palestras, painéis e a abertura da Feira de Soluções. O evento, que segue até o dia 20 de agosto no Teresina Shopping, reúne especialistas para debater ideias, experiências e estratégias voltadas à construção de cidades mais inteligentes e sustentáveis.

O governador Rafael Fonteles destacou a importância do congresso como espaço de qualificação das gestões municipais. Ele lembrou que o Estado já vinha fortalecendo a aproximação com os prefeitos por meio de iniciativas como o programa Pactos pelo Piauí, ainda antes da posse dos gestores municipais. “Depois que tomaram posse, celebramos vários acordos de cooperação em diversas áreas. Agora, o Congresso das Cidades busca exatamente qualificar ainda mais essas administrações”, afirmou.

Fonteles acrescentou que a modernização da gestão pública é um dos eixos centrais do encontro. “Queremos ter gestões comprometidas com eficiência, com a modernidade tecnológica e com as melhores práticas. O objetivo é construir cidades cada vez melhores para se viver, tanto pela melhor prestação de serviços públicos quanto pelo desenvolvimento econômico, com geração de emprego e renda”, disse.
Já o secretário de Educação, Washington Bandeira, ressaltou que o Piauí se tornou referência nacional e internacional em inovação educacional. Ele lembrou que o Estado foi o primeiro do Brasil a transformar todas as escolas em tempo integral, com cursos técnicos e tecnológicos, e o primeiro das Américas a tornar a disciplina de Inteligência Artificial obrigatória no currículo.
“Isso já foi reconhecido pela Unesco. Também promovemos o maior hackathon de escolas públicas do mundo e levamos estudantes do Piauí para experiências tecnológicas em instituições de ensino no exterior”, destacou Bandeira.

O gestor acrescentou ainda que a parceria entre Estado e municípios tem fortalecido o ensino desde a primeira infância até a alfabetização na idade certa. “Na semana passada, o Piauí foi premiado pelo MEC por ter o maior percentual de matrículas no ensino profissional, técnico e tecnológico. Esse alinhamento com os municípios garante que as inovações cheguem também às redes municipais”, completou.
O secretário de Planejamento do Estado do Piauí, Washington Bonfim, antecipou pontos importantes sobre a palestra que fará no Congresso das Cidades. “Vamos abordar a proposta de transformação digital do governo, destacando o Orçamento Participativo Digital, que mobilizou quase 500 mil pessoas em três anos por meio de uma plataforma acessível pela internet e WhatsApp. Também falaremos sobre a criação da ETIP, que facilita a contratação e disseminação de tecnologia, além da articulação da Secretaria de Inteligência Artificial para fortalecer o ambiente de inovação do Estado”, afirma.

O secretário de Transporte do Piauí, Jonas Moura, destacou a relevância do Congresso das Cidades como espaço de articulação entre os gestores públicos. “É de suma importância criar um ambiente onde os prefeitos, junto com o governo do Estado, possam debater soluções para os municípios. Esse evento reforça o compromisso da PPM e de todos os parceiros na construção de políticas que tragam benefícios concretos para as cidades”, afirma.

O prefeito de São João da Real, Abdoral Melo, ressaltou a expectativa positiva com a programação do Congresso das Cidades. “Chegamos aqui muito entusiasmados, na expectativa de levar informações que contribuam para o desenvolvimento do nosso município. Agradecemos ao governador por sempre criar oportunidades que nos permitem adquirir conhecimento e buscar investimentos”, afirma.

O prefeito de Uruçuí, Dr. Gilberto, ressaltou a importância do Congresso das Cidades como espaço de troca de experiências e busca por soluções práticas. “Um congresso como esse é fundamental, não só para mostrar as necessidades dos municípios, mas para encontrar caminhos que melhorem a gestão pública. Viemos em busca de experiências e práticas assertivas que possam ser aplicadas de forma planejada, com impacto direto na vida da população”, afirma.
