Brigada Municipal contém princípio de incêndio em José de Freitas e faz alerta
Essa é a segunda ocorrência registrada na região em menos de 10 diasNa tarde desta terça-feira, a Brigada Municipal de José de Freitas, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, atuou rapidamente para conter um princípio de incêndio no bairro Princípio. Segundo informações, as chamas teriam sido provocadas por uma queimada possivelmente criminosa.

De acordo com os brigadistas, essa é a segunda ocorrência registrada na região em menos de 10 dias, o que acende um alerta sobre os riscos à segurança da população e ao meio ambiente.
“Estamos aqui hoje no bairro Princípio, onde fomos acionados para conter um foco de incêndio claramente causado por ação humana. É a segunda vez em poucos dias. Pedimos à população que pare de tocar fogo, pois além de proibido, o risco é grande, principalmente de atingir mudas e vegetação em recuperação”, relatou um dos brigadistas que atendeu a ocorrência.
Alerta
A prática de queimadas, tanto urbanas quanto rurais, está terminantemente proibida em todo o município. Além de representar um sério risco de incêndios, afetando a saúde, o meio ambiente e o patrimônio, queimar lixo ou restos de poda é crime ambiental.
A legislação brasileira é clara:
Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais)
Provocar queimadas pode resultar em multa e reclusão de até 4 anos.
Como colaborar:
Não queime lixo ou restos de poda.
Denuncie queimadas ilegais.
Em caso de fumaça ou incêndio, acione imediatamente a Brigada Municipal ou a Secretaria de Meio Ambiente.