Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Em Pauta

Matérias jornalísticas trabalhadas com dados e profundidade aqui no Conecta Piauí.

Piauí registra menor índice de latrocínio dos últimos dez anos

Entretanto, ano passado, foi verificado entre os registros piauienses uma redução considerável
Em Pauta

O crime de latrocínio sempre foi repugnado pela sociedade brasileira. Ele remete ao fato de tirar a vida de um ser humano para roubar algo. É o assalto seguido de morte. E por conta disso, desde 2019, ele se tornou hediondo, com pena mínima aumentada. Porém, nesses últimos cinco anos, os casos continuaram acontecendo, inclusive no Piauí. 

Entretanto, ano passado, foi verificado entre os registros piauienses uma redução considerável. Foi à primeira vez, na série histórica, que menos de 20 latrocínios ocorreram no Estado. Na verdade foram 18 casos, número 160% menor que o registrado em 2015, quando foi iniciada a coleta oficial desse crime pela Secretaria Estadual de Segurança (SSP). 

Foto: ReproduçãoSSP-PI lança Revista Piauiense de Segurança Pública e abre edital para submissão de artigos
SSP-PI

E essa queda está sendo atribuída, principalmente, ao combate efetivo aos roubos de celulares. Segundo o delegado João Marcelo, gerente de análise criminal e estatística da SSP, a redução no número de roubos foi determinante para o impacto nos índices de latrocínio. De 24.957 registros de roubo em 2015, o Estado fechou 2024 com 12.424 ocorrências — menos da metade. 

“Em 2024, tivemos uma redução de 39,8% no número de roubos em relação a 2022, além do menor índice desde 2015. Isso demonstra que medidas estratégicas e integradas estão funcionando para combater a criminalidade”, destaca João Marcelo.

Entre os fatores apontados para a expressiva redução de roubos, destaca-se o projeto de recuperação de celulares, desenvolvido pela Superintendência de Operações Integradas da SSP-PI (SOI). Desde a implementação o número de roubos de celulares caiu 41% em 2024, quando comparado a 2022. Além disso, o Estado alcançou um aumento de 549% na recuperação de aparelhos, totalizando mais de 10 mil celulares recuperados em dois anos.

O secretário de Segurança, Chico Lucas, afirma que o projeto foi um divisor de águas para a segurança do Estado, tornando-se referência nacional. “Esse projeto simples, mas altamente eficiente, impacta diretamente a vida das pessoas. O roubo de celulares, além de ser uma das ocorrências mais frequentes, muitas vezes era motivador de crimes mais graves, como o latrocínio”, ressalta Chico Lucas.

Foto: ReproduçãoPiauí registra menor índice de latrocínio dos últimos dez anos
Piauí registra menor índice de latrocínio dos últimos dez anos
Foto: ReproduçãoPiauí registra menor índice de latrocínio dos últimos dez anos
Piauí registra menor índice de latrocínio dos últimos dez anos

 

Comente