Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Em Pauta

Matérias jornalísticas trabalhadas com dados e profundidade aqui no Conecta Piauí.

Piauí fica em quinto no país em premiação nacional de educação financeira

A competição contou com mais de 540 mil alunos inscritos de 6,5 mil escolas de todo o país
Em Pauta

Quase 3,3 mil estudantes piauienses de 374 escolas, públicas e particulares, foram premiados com medalhas na OLITEF, que é a Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira. Trata-se do quinto melhor resultado do país e o segundo do Nordeste. A competição contou com mais de 540 mil alunos inscritos de 6,5 mil escolas de todo o país. Cerca de 62 mil alunos receberam medalhas em nesta primeira edição da Olimpíada. 

Foram ao todo 29.811 inscrições feitas por estudantes do Piauí para a disputa. Isso significa que quase 11% desse total trouxe pra casa uma medalha no peito. Em relação aos estados, os cinco que somaram mais medalhistas, considerando as escolas públicas e particulares, foram: São Paulo, com 13.175 premiados; Minas Gerais, com 4.802; Ceará, com 4.331, Goiás com 3.755; e Piauí, com 3.268 contemplados.  

Foto: ReproduçãoPiauí fica em quinto no país em premiação nacional de educação financeira
Piauí fica em quinto no país em premiação nacional de educação financeira

A competição se consolidou como a maior olimpíada de educação financeira do país, incentivando o aprendizado de finanças pessoais e matemática básica entre estudantes do Ensino Fundamental e Médio. ”O sucesso da olimpíada evidencia que estamos diante de uma grande oportunidade de preparar melhor nossos jovens e, com isso, construir um futuro promissor para todos”, comemora Rogério Ceron, Secretário do Tesouro Nacional. 

A competição foi uma iniciativa conjunta da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), e contou com parceiros como o Ministério da Educação, as secretarias estaduais de educação e o Banco Central. As provas, realizadas em setembro, foram divididas em três níveis, de acordo com a escolaridade dos participantes. Os 10% de alunos com melhor desempenho receberão medalhas de ouro, prata, bronze e honra ao mérito.

Para Felipe Paiva, diretor de Relacionamento com Clientes e Educação Financeira da B3, a OLITEF representou muito mais do que uma Olimpíada. "Ela contribui para a formação de uma nova geração de brasileiros, mais preparada para tomar decisões financeiras conscientes e capaz de influenciar pais, mães e toda a família em conceitos chaves de planejamento e orçamento familiar, inflação, taxa de juros e alternativas de investimentos”, pontuou. 

O bom resultado piauiense deve-se, também, aos investimentos feitos na educação pública do Estado, inclusive com a criação em junho da disciplina regular da Educação Financeira. A aula inaugural foi mediada pelo professor de Educação Financeira, Danilo Lira, que é advogado e planejador financeiro. 
A disciplina Educação Financeira está em execução tendo como público-alvo os estudantes da 1ª série do Ensino Médio da rede estadual de educação com aulas presenciais e por meio da plataforma de Mediação Tecnológica Canal Educação. 

Foto: ReproduçãoPiauí fica em quinto no país em premiação nacional de educação financeira
Piauí fica em quinto no país em premiação nacional de educação financeira

Comente