Forças policiais do Piauí já prenderam quase 30% de pessoas a mais esse ano
Teresina concentra 32% das prisões, com aumento de flagrantes e cumprimento de mandados judiciaisA cada minuto, em média, uma pessoa é presa no Piauí, em flagrante ou por ordem judicial. O dado é da Secretaria Estadual de Segurança que já somou, até setembro deste ano, um total de 11.173 detidas pelas forças policiais em território piauiense. Isso representa um aumento de cerca de 30% nos registros de prisões, na comparação com o mesmo período de 2023.
As prisões, conforme os índices apresentados, ocorrem em flagrante delito, durante alguma ação policial, ou no cumprimento de mandados de prisão. Esse número total de presos equivale a quase o dobro da população carcerária do Estado, quer hoje é de 6,6 mil pessoas recolhidas. Porém, todas as prisões realizadas pelas forças policiais passam por audiência de custódia.
De acordo com ainda com as estatísticas da SSP, a maioria dessas prisões tem ocorrido em flagrante deleito e no interior do Estado. Teresina registrou 3.535 prisões de janeiro a setembro deste ano, o que presenta cerca de 32$ do total. E grande parte dessas prisões na capital ocorrem durante megas operações, promovidas pelo Draco e/ou Denarc.
Os dois departamentos, recém criados, são responsáveis pelo combate a facões criminosas e tráfico de drogas, respectivamente. Somando as duas especializadas já foram promovidas mais de 200 ações em menos de dois anos. Além deles, diretoria de trânsito, delegacia de captura e de operações táticas, junto com as ações dos batalhões da PM, também promovem prisões.
A investida mais recente da polícia ocorreu na terça-feira (15), quando o Draco promoveu a operação “Draco 158”, nos bairros Parque Brasil II, Santa Maria da Codipi, Jacinta Andrade, Cidade Industrial e Alto da Ressurreição, em Teresina. A ação tinha como objetivo desarticular duas organizações criminosas que atuam na capital, foram cumpridos 40 mandados de busca e apreensão e diversos mandados de prisão.
“Pelo menos 20 pessoas conseguimos deter e levar para a delegacia, maioria deles por mandado de prisão. Entre os envolvidos estão um homem altamente perigoso responsável pelo tribunal do crime e de fabricar arma caseira e outro que fazia as pichações nos muros dos bairros, com as siglas das facções”, informou delegado Charles Pessoa, titular do Draco.
A operação contou com o apoio de várias unidades da segurança pública, incluindo BOPE, BEPI, FEISP, Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, além de unidades especializadas como DHPP, DENARC, DRFV, 3ª Seccional, 4º DP, 8º DP, 1º DP, LAB, e DPI.

Entre janeiro e setembro de 2024, o estado do Piauí registrou um aumento expressivo no número de prisões, comparado ao mesmo período de 2023. Foram 7.862 prisões em flagrante e 3.311 por mandados judiciais em 2024, enquanto em 2023 esses números foram de 5.887 e 2.762, respectivamente. Em Teresina, capital do estado, também houve crescimento nos registros, com 2.147 prisões em flagrante e 1.388 por mandados em 2024, contra 1.759 e 1.098 no ano anterior.