Angelim passa Itararé e se torna bairro mais populoso de Teresina
Sozinha, a região acomoda mais de 43 mil pessoas, ou seja, cerca de 5% do total da populaçãoO bairro Itararé, situado na região do Grande Dirceu, zona sudeste de Teresina, deixou de ser o mais populoso da capital. A afirmação vem do IBGE, que divulgou nesta quinta-feira (21/11) os dados do Censo Demográfico 2022, referente a população por bairros dos municípios brasileiros. Agora, a região mais habitada da cidade é o Angelim, que sozinha acomoda mais de 43 mil pessoas, ou seja, cerca de 5% do total da população de Teresina.

O número do Angelim, situado na zona sul da cidade, é tão expressivo que se compararmos a população do bairro com a dos municípios do Piauí, observamos que ela só é inferior à de nove outras cidades do estado, e supera, portanto, a população dos demais 215 municípios piauienses. Mas, na sequência do bairro Angelim, aparece o Itararé, com 31.840 habitantes. Fecha o pódio o bairro Mocambinho, na zona Norte, com 24.103 moradores.

“É importante ser destacado que o IBGE considera como ‘bairros’ apenas as divisões ou zoneamentos internos aos municípios, legalmente instituídos pelo poder municipal. Em razão disso, o Censo Demográfico somente pôde registrar a população dos bairros dos municípios que já possuíam uma lei específica delimitando territorialmente suas respectivas áreas”, destacou Eyder Mendes, supervisor de disseminação de informações do IBGE Piauí
No Piauí, até o ano de 2022, somente 25 municípios haviam sancionado leis instituindo a delimitação de seus bairros, tendo o Censo Demográfico registrado um total de 477 bairros no estado. O município de Teresina registrou o maior número de bairros, com um total de 123, seguido de Parnaíba, com 46 bairros; Floriano, com 40 bairros; e Piripiri, com 30 bairros. De acordo com o Censo Demográfico 2022, havia no Brasil um total de 17.576 bairros.

Entre os dez mais populosos do país, oito estavam na cidade do Rio de Janeiro. O bairro de Campo Grande é o mais populoso do Brasil, com 352.356 habitantes, seguido por Santa Cruz (249.130 hab.), Jacarepaguá (217.462 hab.) e Bangu (209.302 hab.). O primeiro bairro localizado fora do Rio de Janeiro no ranking é o da “Cidade Industrial de Curitiba”, em Curitiba (PR), com 172.510 habitantes.
De acordo com o Censo Demográfico 2022, a média de moradores por domicílio no Piauí era de 3,05 pessoas por domicílio. Contudo, alguns bairros do estado apresentam uma média de moradores por domicílio ainda superior à observada para o estado, a exemplo do bairro Vila Madrid, localizado no município de Piripiri, que registrou 5,20 pessoas por domicílio, a maior média registrada no estado, indicador 70% superior à média do Piauí.