Governo do Piauí apresenta ecossistema de IA com dados sob controle estatal
SoberanIA foi lançado com apoio de autoridades e representantes da inovaçãoO Governo do Piauí lançou nesta quarta-feira (25/06) o projeto SoberanIA, um ecossistema de Inteligência Artificial com o maior conjunto de dados em língua portuguesa já criado. A iniciativa busca fortalecer a soberania tecnológica do país com soluções alinhadas à cultura e à realidade brasileira. O lançamento contou com a presença do presidente da Investe Piauí, Victor Hugo Almeida, do secretário André Macedo (SIA), além de representantes do ecossistema de inovação nacional.

A iniciativa é do Governo do Piauí, operacionalizada pelo Piauí Instituto de Tecnologia (PIT) em parceria com a Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA). A proposta é fomentar a autonomia tecnológica nacional, promover a inclusão digital e garantir que soluções baseadas em IA compreendam de fato a complexidade cultural, social e econômica do Brasil.
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, defende investimentos para fortalecer a infraestrutura estadual. “Nós precisamos do apoio do Governo Federal, sobretudo, para melhorar a capacidade computacional, a aquisição de data centers, chips, para que a gente tenha condições de rodar aqui, simultaneamente, o acesso de milhares ou milhões de pessoas. Então o desafio agora é, exatamente, melhorar a capacidade de processamento de dados internamente no estado do Piauí, sem depender de Big Techs, por exemplo. Claro que as Big Techs são grandes parceiros, mas nós precisamos ter algumas aplicações rodando em data centers proprietários do Governo do Estado do Piauí”, afirma.

O secretário de Estado da SIA, André Macedo, ressalta o controle e a estrutura já disponíveis no projeto. “O Dataset nós já temos, a gente já implantou, nós já temos supercomputadores instalados e em funcionamento, o que a gente tem mostrado, já roda em uma máquina. Na verdade, ele funciona em uma máquina já aqui da nossa empresa. O Dataset que nós mostramos está sob o nosso controle, então toda pergunta e resposta hoje feita está sob a guarda do Estado. O Estado sabe o que o nosso cidadão está perguntando, protegido, guardado, toda essa informação. E também temos controles do que essa IA está respondendo, isso é o que foi apresentado hoje aqui no lançamento de SoberanIA”, explica.

Tecnologia a serviço da segurança pública
O secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, destaca a importância do projeto como um marco tecnológico. “O governador fez um lançamento histórico de uma inteligência artificial. Então, o que significa isso? É uma máquina que aprendeu a língua portuguesa com base nos documentos oficiais, dados de inquéritos, boletins de ocorrência, processos judiciais e processos eletrônicos. Esse aprendizado trouxe consequências e o produto que foi lançado hoje, no SoberanIA, é autêntico, é nosso, com nossos valores”, diz.

Ele explica como a nova IA será aplicada na prática para facilitar o registro de ocorrências.
“Esse sistema vai servir de base, por exemplo, para um chatbot que chamamos de BO Fácil. Ele vai permitir que o cidadão registre casos de violência sem precisar ir a uma delegacia. No passado, a vítima precisava se deslocar até a Polícia Civil. Agora, com essa IA, o atendimento será feito por WhatsApp, pelo número 0800 086 0190, inclusive por áudio. A pessoa vai relatar a violência e o sistema vai transformar isso em um boletim, que entra direto no sistema”, elucida