Piauiense busca a segunda medalha do Brasil na paracanoagem, em Paris 2024
Natural da cidade de Picos, Luís Carlos está na terceira participação das ParalimpíadasO atleta de paracanoagem, Luis Carlos, chegará em breve na cidade de Paris, na França, para disputar os Jogos Paralímpicos 2024. O evento acontece entre os dias 28 agosto e 8 de setembro, reunindo cerca de 3 mil competidores em 22 modalidades. Luis Carlos competirá entre os dias 6 e 7 de setembro.

Nascido na cidade de Picos, Luís Carlos é uma das promessas de medalha para o Brasil. Antes de embarcar para Paris, o paratleta realizou uma preparação na Hungria para, nesta quarta-feira (28/08), embarcar para a cidade sede da competição. Em Paris, o piauiense vai disputar a canoagem na classe KL1, usando somente os braços na remada.
Nas Paralimpíadas, Luís Carlos conquistou a medalha de prata na última edição do evento, realizado em Tokio, em 2020. Agora, o paratleta busca conquistar a sua segunda medalha e a terceira para o Brasil na competição. Nas redes sociais, Luís Carlos tem mostrado um pouco da rotina antes de embarcar para Paris e não esconde a ansiedade em busca da conquista.
"Vamos torcer bastante para o nosso povo brasileiro, para a nossa seleção brasileira de Paracanoagem que, se Deus quiser, estou indo em busca de mais uma medalha para o nosso país, minha segunda medalha nos Jogos Paralímpicos, essa aqui vai ser a minha terceira participação. E como sempre, conto com a torcida positiva do meu povo Piauiense, do meu povo nordestino. Conto com vocês! Tamo junto, bora!", fala Luís Carlos.

Luís era dançarino profissional e integrava o grupo de dançarinos do cantor Frank Aguiar. No final de 2009, devido a uma infecção em sua medula, perdeu os movimentos das pernas e encerrou sua carreira na dança. Pouco tempo depois, descobriu a canoagem.
Principais conquistas:
Prata no caiaque no Campeonato Mundial em Halifax 2022;
Prata no caiaque nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020;
Prata no caiaque no Mundial em Copenhague 2021;
Pentacampeão mundial na prova de canoa (Szeged 2019, Racice 2017, Duisburg 2016, Milão 2015 e Moscou 2014);
Ouro no caiaque na Etapa da Copa do Mundo da Polônia 2019;
Ouro no caiaque no Campeonato Pan-Americano 2018, em Dartmonth, no Canadá;
Prata na canoa e bronze no caiaque no Mundial em Manteomor-o-Velho 2018 (Portugal);
Prata no caiaque e na canoa na Etapa da Copa do Mundo da Hungria 2018;
Bronze no caiaque no Mundial de Racice (República Tcheca) 2017;
Ouro no caiaque no Campeonato Sul-Americano de Canoagem, em Paipa 2017, na Colômbia;
Bronze no caiaque no Mundial de Duisburg 2016, (Alemanha); campeão mundial no caiaque em Milão 2015 (Itália).