Chico Lucas anuncia 1.200 câmeras de segurança em Teresina e Parnaíba
Equipamentos fazem reconhecimento facial e leitura de placas com integração em tempo realO secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, anunciou nesta terça-feira (15) a implantação de um moderno sistema de videomonitoramento baseado em inteligência artificial, que será utilizado em Teresina e Parnaíba.

O projeto faz parte do Sistema de Policiamento por Inteligência Artificial (SPIA), que será lançado oficialmente pelo governador Rafael Fonteles no próximo dia 16 de agosto. Nessa primeira etapa, serão instaladas 1.200 câmeras e 629 postes equipados com sensores, todos conectados a centros de comando e controle.
O diferencial do SPIA está na tecnologia embarcada. Algumas das câmeras terão alcance superior a 2 KM, com capacidade de identificar placas de veículos, realizar reconhecimento facial e até localizar pessoas com mandados de prisão em aberto. Tudo em tempo real, com os dados processados de forma integrada e estratégica pelas forças de segurança.
“Estamos implantando um sistema que une tecnologia, inteligência e integração. Isso vai ampliar o monitoramento urbano e dar mais eficiência às nossas ações de segurança”, afirmou o secretário Chico Lucas.
O sistema SPIA tem como objetivo transformar a forma como o policiamento é feito, saindo de ações reativas para estratégias preventivas e baseadas em dados. A expectativa é que, com o cruzamento de informações, seja possível antecipar movimentações criminosas, agilizar respostas e reduzir os índices de violência nas áreas monitoradas.