Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Conecta Brasília

No Conecta Brasília, você mergulha nos bastidores do poder. Aqui, política é tratada com seriedade, clareza e um olhar apurado sobre os bastidores que moldam decisões no Congresso, no Planalto e além. Acompanhe análises, furos e conteúdos exclusivos sobre os caminhos, muitas vezes silenciosos, que definem os rumos do Brasil.

Como parte de cúpula sobre clima, CMA debate atuação do Brasil na COP 30

Cúpula parlamentar, promovida pelo Observatório Parlamentar de Mudanças Climáticas e Transição Justa
Conecta Brasília

A atuação do Brasil à frente da COP 30, maior conferência mundial sobre mudanças no clima, e a defesa do multilateralismo serão temas de debate na Comissão de Meio Ambiente (CMA) na quarta-feira (6), às 10h30.

A audiência pública faz parte da programação da II Cúpula Parlamentar sobre Mudança Climática e Transição Justa da América Latina e do Caribe, a ser realizada no Congresso Nacional nas próximas quarta (6) e quinta-feira (7). Além da diretora-executiva da COP 30, Ana Toni, a CMA receberá os presidentes das Comissões de Meio Ambiente dos Senados do Chile, Alfonso de Urresti Longton, e da Argentina, Edith Terenzi.

Foto: Waldemir Barreto/Agência SenadoPresidente da comissão, o senador Fabiano Contarato é autor do requerimento para o debate
Presidente da comissão, o senador Fabiano Contarato é autor do requerimento para o debate

A cúpula parlamentar, promovida pelo Observatório Parlamentar de Mudanças Climáticas e Transição Justa (OPCC), reúne membros do Poder Legislativo de diversos países da América Latina e do Caribe para alinhar prioridades e estratégias a serem apresentadas na COP 30 — conferência das Nações Unidas marcada para os dias 10 a 21 de novembro de 2025, em Belém.

Para o presidente da CMA e autor do requerimento de audiência, senador Fabiano Contarato (PT-ES), o evento constituirá uma “oportunidade estratégica” para a apresentação das prioridades e desafios do Brasil no enfrentamento da crise climática.

“O espaço também permitirá refletir sobre o papel dos países membros do OPCC na condução das negociações multilaterais e na promoção de uma governança climática mais justa, transparente e inclusiva — especialmente em um momento em que o fortalecimento do multilateralismo se mostra essencial para respostas coordenadas e efetivas à emergência climática global”, acrescenta Contarato.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Fonte: Agência Senado

Comente