Moraes vota para condenar Bolsonaro e mais 7 réus por tentativa de golpe Estado
Ministro aponta que grupo tentou impedir posse de Lula e manter Bolsonaro no poder à forçaO ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta terça-feira (9) pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus acusados de envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado.

Relator do caso na Primeira Turma do STF, Moraes apontou que os acusados integram o núcleo central da trama golpista, composta por uma organização criminosa que teria atuado para manter Bolsonaro no poder e impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O julgamento marca uma etapa decisiva na responsabilização dos principais articuladores da tentativa de ruptura institucional após as eleições de 2022.
Como relator, Moraes foi o primeiro a votar no julgamento. Os demais ministros – Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin, presidente do colegiado – ainda precisam se posicionar.
Os tamanhos das penas ainda serão debatidos e definidos pelos magistrados. A expectativa é de que o julgamento seja concluído até a próxima sexta-feira (12).
O ministro votou pela condenação de todos os oito réus pelos seguintes crimes denunciados pela Procuradoria-Geral da República:
Organização criminosa armada
Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito
Tentativa de golpe de Estado