Lula planta uva e manda recado bem-humorado a Trump: ‘plantando comida e não ódio’
Durante o ato, Lula aproveitou para fazer um discurso descontraídoEm um gesto carregado de simbolismo e bom humor, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva protagonizou neste sábado (16) uma cena curiosa no Palácio da Alvorada: o plantio do primeiro pé da uva Vitória, uma variedade 100% brasileira desenvolvida pela Embrapa, referência mundial em pesquisa agropecuária.

Durante o ato, Lula aproveitou para fazer um discurso descontraído, mas com claras mensagens políticas, inclusive uma direta ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
“Não adianta o presidente Trump taxar nossa uva, porque se for necessária, ainda vai pra merenda escolar. Pois está aqui plantada e registrada: a primeira uva Vitória no Palácio. Isso aqui não é fake news, nem inteligência artificial, é tecnologia brasileira da boa, da Embrapa", declarou Lula.
Com a fala misturando sarcasmo, patriotismo e diplomacia, Lula também mandou um convite ao ex-presidente norte-americano: “Presidente Trump, queria que um dia você viesse aqui conhecer o Brasil de verdade. O Brasil do povo que gosta de uva Vitória, que gosta de futebol, que gosta dos Estados Unidos, da China, da Venezuela, que gosta da paz. A gente gosta de todo mundo.”
O episódio viralizou nas redes sociais, com internautas destacando o tom espirituoso do presidente. Para além da piada, Lula aproveitou o momento para reforçar o papel do Brasil como um país que “cultiva paz e alimento”, mandando um recado sutil, mas direto, à retórica agressiva de líderes como Trump.