Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado com ampla maioria de votos
Eleito agora com 73 votos, esta será a segunda vez que Alcolumbre presidirá a CasaO senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) foi eleito presidente do Senado neste sábado (1º), com 73 votos dos 81 senadores. Ele superou os concorrentes Eduardo Girão (Novo-CE) e Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), que receberam 4 votos cada. Esta será a segunda vez que Alcolumbre presidirá a Casa, após comandá-la entre 2019 e 2021.

A eleição deste ano ocorreu de forma tranquila, em contraste com o pleito anterior, marcado por polêmicas como desistências de candidatos, voto fantasma e até roubo de pasta. Durante seu primeiro mandato, Alcolumbre enfrentou desafios, mas consolidou influência ao apoiar Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que assumiu a presidência após sua gestão e agora passa novamente o posto ao amapaense.
Soraya Thronicke (Podemos-MS) e Marcos do Val (Podemos-ES) também registraram candidatura, mas desistiram durante seus discursos na tribuna. A votação foi realizada em clima pacífico e sem surpresas, com a confirmação do favoritismo de Alcolumbre.

O novo presidente do Senado assume o cargo com o compromisso de manter a estabilidade institucional e conduzir os debates em temas cruciais para o país. " Tenham certeza que eu continuo igual. Volto a presidir o Senado Federal, mas continuo sendo o senador. Como cada um dos senhores e das senhoras, nem maior, nem melhor do que ninguém", declarou Alcolumbre ao agradecer a confiança dos parlamentares.
Os candidatos da chapa única para a Mesa Diretora do Senado, no biênio 2025-2026, foram eleitos por aclamação. A composição da Mesa ficou definida da seguinte forma:
- Primeira-Vice-Presidência: Eduardo Gomes (PL-TO)
- Segunda-Vice-Presidência: Humberto Costa (PT-PE)
- Primeira-Secretaria: Daniella Ribeiro (PSD-PB)
- Segunda-Secretaria: Confúcio Moura (MDB-RO)
- Terceira-Secretaria: Ana Paula Lobato (PDT-MA)
- Quarta-Secretaria: Laércio Oliveira (PP-SE)
Além disso, foram eleitos como suplentes de Secretaria os senadores:
- Chico Rodrigues (PSB-RR)
- Mecias de Jesus (Republicanos-RR)
- Styvenson Valentim (Podemos-RN)
- Soraya Thronicke (Podemos-MS)