17ª Procissão das Sanfonas homenageia 80 anos de Gonzaguinha em Teresina
Evento tradicional reúne multidão no Centro da capital com presença de artistas e familiaresO Conecta Piauí acompanhou, nesta sexta-feira (01/08), a 17ª edição da Procissão das Sanfonas, realizada na Catedral Nossa Senhora das Dores, no Centro de Teresina. Neste ano, o evento homenageia os 80 anos que Gonzaguinha completaria em 2025, celebrando o legado do cantor e compositor que marcou a música brasileira com letras de forte conteúdo social e poético.

Entre os presentes, o cantor e compositor Daniel Gonzaga, filho de Gonzaguinha e neto de Luiz Gonzaga, falou sobre a emoção de participar do evento.
“O Gonzaguinha, assim como a Elis [Regina], que também faria 80 anos, o próprio Gonzagão, a Anastácia, o Jackson, são artistas que merecem sempre ser reverenciados. Através deles, a gente vê a fotografia de um país ainda possível nesses tempos difíceis”, afirmou.

Ele também destacou a importância da valorização da cultura popular e das manifestações que reúnem famílias e jovens em torno da tradição nordestina.
Wagner Barros, admirador da cultura do Nordeste, falou ao Conecta Piauí sobre a relevância de Luiz Gonzaga na formação do forró ao longo das décadas.
“Luiz Gonzaga criou o forró pé de serra e foi um divisor de águas para a cultura nordestina. Foi o primeiro nordestino a fazer sucesso no Sul. Essa é uma cultura que não morre”, destacou.

Wilson Seraine, um dos organizadores da procissão, celebrou a longevidade do evento e a presença de artistas ligados diretamente ao homenageado.
“É uma satisfação grandiosa. Começamos de forma tímida e, hoje, temos um evento tradicional com apoio e organização. Neste ano, temos aqui o filho de Gonzaguinha, Daniel Gonzaga, e sua esposa, que também é neta da rainha do forró, Anastácia. A festa já começou, e a procissão vai entrar no cortejo com as bênçãos do padrinho Cícero e de Luiz Gonzaga”, disse.

A Procissão das Sanfonas segue como um dos eventos mais importantes do calendário cultural de Teresina, mantendo viva a memória de grandes nomes da música popular brasileira e fortalecendo a identidade nordestina.
Confira mais fotos abaixo:














