Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Blog do Elias Lacerda

O Conecta Piauí agora tem as informações quentinhas de Timon e do Maranhão no Blog do Elias Lacerda

Suplente de 6 mil votos no Maranhão assume como deputado federal

Primeiro suplente, Dr. Benjamin, renunciou pois estava em exercício de mandato em Açailândia
Blog do Elias Lacerda

O segundo suplente de deputado federal pelo União, Ivan Júnior, que no pleito de 2022 recebeu apenas 6.647 votos, assumiu mandato na Câmara Federal e já integra a bancada maranhense no Congresso Nacional.

Foto: ReproduçãoIvan Júnior obteve apenas 6.647 votos e é o novo deputado federal do Maranhão
Ivan Júnior obteve apenas 6.647 votos e é o novo deputado federal do Maranhão

Isso ocorre em virtude da renúncia do primeiro suplente que estava em exercício de mandato, Dr. Benjamin (União), que assumiu o comando da Prefeitura de Açailândia. Benjamin havia sido eleito prefeito no pleito de outubro.

O titular do mandato é Juscelino Filho (União), que atua como ministro das Comunicações no governo do presidente Lula (PT). Juscelino permanece na equipe do petista e, portanto, licenciado da Câmara Federal.

A informação de que Ivan Júnior poderia assumir mandato na Câmara havia sido antecipada pelo Ipolítica no ano passado.

A cerimônia de posse de Ivan Júnior ocorreu de forma remota, por meio de videoconferência. Ele transmitiu a cerimônia em seu perfil no Instagram.

“Essa cerimônia de posse vai muito além de tudo aquilo que a gente imaginava lá atrás, quando a gente sonhou, pensou, planejou e, acima de tudo, quando a gente teve coragem de colocar em ação aquilo que nós almejávamos. Era inimaginável isso há 3 anos, quando a gente pensava em disputar essa vaga de deputado federal, tendo em vista que muitas pessoas falavam que era quase impossível, que era loucura, um estivador, um morador da área Itaqui Bacanga, forjado na luta do trabalhador, chegar ao mandato de deputado. Mas, quando Deus está na frente nada é impossível”, enfatizou.

Advogado, Ivan Júnior tentou chegar à Câmara Municipal de São Luís no pleito de 2024, e recebeu 1.967 ficando como quarto suplente. O partido elegeu três vereadores: Marquinhos, Thay Evangelista e Professora Magnólia, que já tomaram posse na capital.

Diferença de votos

Eleito para a Câmara, o hoje ministro Juscelino Filho recebeu 142.419 votos e foi o quarto deputado federal mais bem votado no Maranhão.

O primeiro suplente, Dr. Benjamin, obteve 22.640 votos.

Já Ivan Júnior, na condição de segundo suplente, conquistou pouco mais de 6 mil votos, construindo um cenário inusitado, ao assumir mandato na atual legislatura.

A bancada maranhense em Brasília é formada por 18 deputados federais e 3 senadores.

Do Imirante.com

Comente