SSP-PI realiza a entrega 167 celulares recuperados em Teresina
Donos foram convocados por edital e devem apresentar documentação exigidaO governador Rafael Fonteles realizou a entrega, nesta segunda-feira (01/09), de 167 aparelhos celulares recuperados em operações policiais. A solenidade ocorreu no auditório da Secretaria de Segurança Publica (SSP), localizada no bairro São Cristóvão, zona leste de Teresina.

Os convocadas por meio do edital de chamamento público, disponível no site da SSP, devem apresentar um documento de identificação com foto, a nota fiscal e a caixa do dispositivo, além do boletim de ocorrência (BO) que registre o furto ou roubo, se houver.
O governador Rafael Fonteles ressalta que o programa ‘Meu Celular de Volta’ já garantiu a devolução de milhares de aparelhos no Piauí e se tornou referência nacional. “Só hoje são 176 celulares entregues às famílias, fruto de um trabalho integrado entre Polícia Civil, Polícia Militar, Poder Judiciário e Secretaria de Segurança. Isso contribui não apenas para devolver bens à população, mas também para reduzir em mais de 50% os roubos e furtos de celulares no estado, sendo uma política que já foi adotada em todos os outros estados e incorporada pelo Ministério da Justiça”, destaca.

O secretário de Segurança, Chico Lucas, enfatiza que a iniciativa é um exemplo de como o Piauí tem conseguido inovar mesmo diante de limitações orçamentárias. “Com inteligência e vontade política, mostramos que é possível fazer muito com pouco. Estados com recursos maiores não conseguiram enfrentar esse problema, que é um dos maiores desafios da segurança pública. Além de devolver celulares, já alcançamos uma redução superior a 50% nos roubos e furtos desses aparelhos, comprovando que o Piauí pode ser modelo de políticas públicas para todo o país”, afirma.

O delegado de Polícia Civil, Matheus Zanatta, ressalta que a ação fortalece a confiança da população na segurança pública. “Estamos devolvendo quase 180 celulares de uma só vez, o que representa mais dignidade para seus legítimos donos. Esse programa, iniciado em 2023, já recuperou mais de 13 mil aparelhos e reduziu em quase 50% os roubos de celulares em Teresina. Hoje é uma política reconhecida nacionalmente, adotada por diversos estados e incorporada pelo Ministério da Justiça, fruto da integração, do planejamento e do uso de tecnologia pelas forças de segurança”, afirma.

A iniciativa é fruto do trabalho da Superintendência de Operações Integradas (SOI) da SSP-PI, que vem intensificando o combate ao crime organizado e promovendo a devolução de bens à população.